As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Líder do MLSTP quer referendo para garantir progresso e democracia
- 26-Feb-2005 - 18:50


O presidente do MLSTP-PSD, partido no poder em São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, defendeu hoje a realização de um referendo nacional, visando garantir o "rápido progresso e tranquilidade democrática" do País.


Pinto da Costa, ex-presidente são-tomense (1975-2001), fez estas declarações hoje de manhã, na abertura do IV congresso do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), durante a qual confirmou a intenção de não se recandidatar à liderança do partido.

Para Manuel Pinto da Costa, este processo de consulta popular consistiria fundamentalmente na reorientação consensual da escolha do regime político através de uma revisão constitucional, nomeadamente, saber se os eleitores preferem um regime presidencialista, parlamentar ou a manutenção do actual semi-presidencialismo.

Tendo citado a necessidade de se fixar "uma meta comum" visando o desenvolvimento do país, o líder do MLSTP-PSD defendeu o estabelecimento de "um conjunto de regras tendentes a reduzir os confrontos políticos à diálogos construtivos e negociações cívicas e civilizadas, para garantir um rápido progresso e tranquilidade democrática".

Exortou também o poder político são-tomense a trabalhar em conjunto com os objectivos de desenvolvimento nacional, em detrimento de alegados interesses individuais e partidários.

"Sucessivamente, os governos de partidos ou de coligações negoceiam e assumem projectos e acordos na ausência de uma perspectiva consensual de desenvolvimento nacional", disse Pinto da Costa, acrescentando que "a administração pública desintegrou-se em pequenos feudos, actuando a maior parte das suas entidades em seu próprio beneficio".

Pinto da Costa criticou também sinais de corrupção, a tolerância à má governação, abuso do poder e injustiça, num discurso em que reafirmou a sua vontade de abandonar a liderança do partido.

"Não me vou candidatar, nem me despedir de vós", disse Pinto da Costa aos congressistas, para depois acrescentar que "vou estar no meu núcleo de base onde espero dar quota-parte no cumprimento do dever para com MLSTP-PSD", partido que chefiou durante 25 anos (1972-1990) e (1998-2005).

O vice-presidente do MLSTP-PSD, Guilherme Posser da Costa, antigo primeiro-ministro são-tomense (1998-2001), apresenta-se como único candidato à sucessão de Pinto da Costa, podendo contudo ainda surgir outras candidaturas, de acordo com fontes do partido.

Iniciado hoje de manhã em São Tomé, com discussão e aprovação do projecto de programa de actividades, bem como as alterações dos estatutos, o IV congresso termina domingo à tarde com o discurso do novo presidente eleito pelo congresso.

Além de dirigentes de outras forças políticas são-tomenses, a cerimónia de abertura do congresso contou com a presença de, entre outras representações estrangeiras, o MPLA de Angola, a FRELIMO de Moçambique, o PAICV de Cabo Verde e o Partido Comunista de Cuba.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem