As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Criada Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Boa Vista e Maio
- 4-Mar-2005 - 14:54


O governo de Cabo Verde aprovou em Conselho de Ministros, através de decreto-lei, a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio, para fazer face à esperada "explosão" do sector nos próximos anos.


Esta iniciativa do executivo cabo-verdiano emerge da legislação actual que permite a criação de entidades únicas para a gestão e administração das zonas turísticas do arquipélago de Cabo Verde.

As ilhas da Boa Vista e Maio são consideradas pelos operadores turísticos do arquipélago as que apresentam maior potencial de crescimento e o governo, baseado nos estudos realizados sobre a matéria, espera um investimento total de 1,6 mil milhões de euros para os próximos 15 anos.

João Baptista Pereira, porta-voz do Conselho de Ministros e secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, explicou à Agência Lusa que este montante "extremamente significativo" para o futuro do país, resulta da soma dos investimentos públicos e privados projectados.

"Alguns destes investimentos são cerca de uma dezena de milhares de camas distribuídas por várias unidades hoteleiras, nas infra-estruturas de suporte, como o novo aeroporto internacional da Boa Vista, renovação dos portos, unidades de saúde e saneamento básico e ainda na malha rodoviária das duas ilhas", definiu Baptista Pereira.

O governante enfatizou ainda a certeza de que o desenvolvimento turístico destas duas ilhas não é de agora e a procura a que a Boa Vista e o Maio estão sujeitas indica que "nos próximos anos esta vai acentuar-se fortemente".

A Sociedade de Desenvolvimento Turístico (SDT) da Boa Vista e Maio vai ser, ainda de acordo com João Baptista Pereira, "essencialmente pública", que vai dinamizar parcerias do poder central e do poder local.

"Mas também terá um figurino que permita a entrada de privados para a sua comissão executiva colegial, essa sim, composta essencialmente por privados", acrescentou.

Os fortes investimentos esperados para esta área turística constituída pelas ilhas do Maio e Boa Vista, "exigem uma pujante capacidade de planificação, urbanização e infra-estruturação a todos os níveis", salientou.

Estas duas ilhas são, nos dias de hoje, as que apresentam os maiores índices de crescimento turístico, nomeadamente através de investimentos italianos e espanhóis, sendo um dado reconhecido que, no mapa das ilhas, a quase totalidade do território é já propriedade de grupos de investidores estrangeiros ou de sociedades mistas.

Isto, porque a Boa Vista e o Maio são marcadas pela forte apetência para o turismo de mar, com a mais valia que será o novo aeroporto internacional da Boa Vista, deixando as límpidas águas e as extensas praias destas duas ilhas a cerca de três horas e meia da Europa e dos Estados Unidos da América.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem