As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Deputado denuncia conspiração de alto nível contra militares
- 9-Mar-2005 - 18:18


A Comissão Parlamentar de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau tem três dias para investigar a denúncia hoje feita por um deputado de que o presidente e o primeiro-ministro guineenses estão a preparar "um atentado" contra as chefias militares.


A decisão foi tomada pelo plenário da Assembleia da República, após duas horas de debates em ambiente de confusão, gerado pela intervenção do deputado Biaia Na Pana, do Partido de Renovação Social (PRS, maior força da oposição), ainda no período antes da ordem do dia.

Biaia Na Pana, que disse falar "em nome de um deputado soberano eleito e não no do partido", afirmou ter provas da alegada conspiração contra as chefias militares.

Mais tarde, em declarações à Agência Lusa, o jovem e pouco conhecido deputado do PRS declarou ter "informações seguras" de que Henrique Rosa, Carlos Gomes Júnior e o antigo primeiro-ministro Manuel Saturnino Costa estão envolvidos numa conspiração contra as principais chefias militares guineenses.

Entre os visados pela alegada conspiração contam-se o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Tagmé Na Waie, o chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), capitão-de-mar-e- guerra Bubo Na Tchuto, e o comandante do Corpo de Fuzileiros, tenente- coronel Aniceto Na Flak.

Biaia Na Pana, que se escusou a adiantar à Lusa pormenores sobre a denúncia feita no parlamento, apenas disse que a "conspiração" foi suspensa durante algum tempo, mas acabou por ser retomada nas últimas semanas.

A comissão, segundo disse à Agência Lusa o líder parlamentar do PRS, Carlitos Barai, irá reunir-se com o chefe de Estado, o primeiro- ministro, Carlos Gomes Júnior, e as chefias militares.

Por seu lado, o líder da bancada parlamentar do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), Cipriano Cassamá, considerou "gravíssima" a acusação de Na Pana.

"Depois de ouvir as acusações, o Grupo Parlamentar do PAIGC pediu a suspensão dos trabalhos da sessão para uma concertação entre os deputados do partido no poder e decidimos pedir às pessoas acusadas que reajam o mais rapidamente possível" afirmou Cipriano Cassamá.

O líder da bancada parlamentar do PAIGC adiantou que o partido pediu também a criação de uma comissão de inquérito através do Ministério Público para, "o mais rapidamente possível", averiguar a veracidade dos factos.

Por sua vez, o líder da bancada parlamentar do Partido Unido Social-Democrata (PUSD, segundo maior da oposição), Augusto Barai Mango, sublinhou que as acusações feitas pelo deputado "renovador" são "alarmantes"

"Já basta de sobressaltos no país. Por isso mesmo, para nós, as acusações são alarmantes. Pedimos a quem fez essa declaração que aprofundasse a questão. Neste momento, sei que o assunto está entregue à comissão especializada e ficamos à espera", afirmou Barai Mango.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem