As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente Pedro Pires inicia visita a Bissau na terça-feira
- 11-Mar-2005 - 16:04


O presidente da república de Cabo Verde, Pedro Pires, deverá iniciar terça-feira uma visita oficial de cinco dias à Guiné-Bissau, anunciou hoje fonte da presidência.


A deslocação de Pedro Pires a Bissau está já a ser preparada há várias semanas e, de acordo com o assessor de imprensa do PR cabo- verdiano, neste momento ainda estão a ser confirmados alguns dos encontros previstos para a visita.

Apesar de poder haver alterações de última hora no programa, Pedro Pires vai manter encontros com o seu homólogo guineense, Henrique Rosa, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior, as chefias militares e organizações da sociedade civil guineense.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau, que, segundo a Carta de Transição Política (CTP) saída do golpe militar que em Setembro de 2003 depôs o então presidente Kumba Ialá, deverão realizar- se até Maio próximo, o actual momento político no país e as relações bilaterais entre os dois estados de língua oficial portuguesa deverão ser os tópicos centrais da visita de Pires.

Cabo Verde é um dos países que mais empenho têm demonstrado na "pacificação" da Guiné-Bissau, com constantes declarações públicas nesse sentido, tanto por parte da presidência da República como do executivo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) liderado pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

A este facto não é alheia a história comum dos dois países que remonta ao tempo da luta pela independência e se prolongou até 1980, altura em que um golpe militar levou ao poder João Bernardo "Nino" Vieira e ao consequente afastamento de Luís Cabral, irmão de Amílcar Cabral, considerado o "pai" das duas independências e fundador do PAIGC.

O golpe de "Nino" redundou no chamado "movimento reajustador" que culminou na expulsão de centenas de cabo-verdianos da Guiné- Bissau e na ruptura no seio do partido comum aos dois países, PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) que, no arquipélago, deu lugar ao PAICV.

No entanto, apesar da tensão na década de 80 do século XX, motivada pela chegada ao poder do general "Nino" Vieira, o actual Presidente da República, que foi primeiro-ministro entre 1975 e 1990, data da abertura política nas ilhas, manteve um "bom relacionamento" com os antigos "camaradas de armas", alguns dos quais hoje à frente das Forças Armadas guineenses ou do governo do PAIGC.

Por esta razão, Pedro Pires, um reconhecido chefe militar da guerrilha do PAIGC nas matas guineenses contra o exército colonial português, é considerado em Bissau um "amigo" do país, com versatilidade para interceder junto da comunidade internacional no sentido de que o apoio ao desenvolvimento e à consolidação da democracia não falte quando a Guiné-Bissau ainda atravessa uma complicada fase de transição política.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem