As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente cabo-verdiano termina visita e renova esperança
- 19-Mar-2005 - 22:57


O presidente cabo-verdiano Pedro Pires terminou hoje uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau, tendo partido com "esperanças renovadas" em relação ao futuro deste país africano de língua oficial portuguesa.


Pedro Pires deixou estas indicações de "esperanças no futuro" da Guiné-Bissau numa conferência de imprensa conjunta que deu com o seu homólogo guineense, Henrique Rosa.

"Por aquilo que pude ver e ouvir nestes cinco dias da minha visita à Guiné-Bissau, parto confiante no futuro deste país, mas também pude renovar as minhas esperanças", disse Pedro Pires.

O chefe de Estado cabo-verdiano disse ter esta sua esperança em relação à Guiné-Bissau pelas conversas "francas e fraternais" que manteve com diversos interlocutores da vida política, social e empresarial guineense.

Durante a sua estada em Bissau, Pedro Pires avistou-se com o presidente Henrique Rosa, com o primeiro-ministro e líder do actual partido governamental, o PAIGC, Carlos Gomes Júnior, delegações dos três principais partidos com representação parlamentar, com as igrejas e com as chefias militares.

Na conferência de imprensa de hoje, o estadista cabo-verdiano escusou-se a abordar o teor da conversa mantida com os militares, tendo-se limitado a afirmar que "foi franca".

Assumindo-se com autoridade moral, pelo facto de ser camarada de armas durante a luta pela independência da Guiné e Cabo Verde dos actuais chefes militares, Pedro Pires sublinhou ter ficado "profundamente sensibilizado" pelas abordagens dos problemas do país com estes.

Em relação ao futuro imediato do país, o chefe de Estado cabo- verdiano considerou a realização de eleições presidenciais, já agendadas para o mês de Junho próximo, como factor "crucial" para a nova imagem da Guiné-Bissau.

"Espero que venham a ser umas eleições com muita competição, mas sã e que os guineenses saibam eleger o melhor de entre os concorrentes ao acto para o cargo de presidente da República" afirmou.

No entanto, Pedro Pires vaticinou dificuldades acrescidas para o novo chefe de Estado, tendo apontado, porém, o "bom senso e tolerância" como fórmulas para superá-las.

Sobre as bases nas quais deve assentar o relacionamento entre os dois países, Pedro Pires prometeu incentivar os empresários do seu país a investirem na Guiné-Bissau.

O chefe de Estado cabo-verdiano sublinhou ainda o facto de estarem já em marcha acções concretas de cooperação entre os dois países, nomeadamente a ligação aérea pelos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e, brevemente, uma linha marítima.

Em termos práticos, além da ligação aérea dos dois países pelos TACV, o presidente cabo-verdiano destacou as trocas comerciais proporcionadas pelos cerca de três mil emigrantes guineenses que actualmente se encontram em Cabo Verde.

Pedro Pires foi acompanhado nesta sua visita à Guiné-Bissau pelo ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Victor Borges.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem