As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Arquipélago integra pela primeira vez programa desenvolvimento UE
- 23-Mar-2005 - 14:52


Cabo Verde vai beneficiar das acções do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (CEESA), integrando, pela primeira vez, um programa de desenvolvimento da União Europeia (UE), destinado a regiões pertencentes a Estados membros.


É nesse contexto que Cabo Verde acolhe, desde segunda- feira, uma reunião da comissão de coordenação do projecto, que engloba os Açores, a Madeira e o arquipélago espanhol das Canárias, no âmbito do Programa de Iniciativas Comunitárias (INTERREG III B).

O CEESA tem como objectivo melhorar a capacidade de intervenção dos agentes da chamada economia solidária, ou seja, entidades que, não pertencendo ao Estado, nem sendo empresas lucrativas, promovem actividades económicas que beneficiam as comunidades menos favorecidas.

De acordo com o consultor do projecto, o universitário português Rogério Amaro, a sociedade cabo-verdiana tem uma "boa experiência" e uma "forte dinâmica" nesse domínio, o que, foi "uma das principais razões" para a sua aceitação como beneficiária do projecto.

"Perceber estes caminhos que conduzem à criação de uma nova economia que se está a desenvolver em Cabo Verde é uma das constatações mais fascinantes que fiz aqui", disse o economista, adiantando que se trata de uma "excelente via" para se resolverem os problemas do país.

O consultor considerou que, para lá dos benefícios que irá retirar do programa, a presença de Cabo Verde no CEESA significa, igualmente, uma "mais valia importante para o projecto", na medida em que é portador de uma experiência baseada em "formas interessantes e inovadoras de combater a pobreza e a exclusão".

Sem especificar quais, uma vez que o projecto "está no início", Rogério Amaro adiantou que o CEESA vai dar um "contributo importante à consolidação dessa dinâmica", propondo e disponibilizando mecanismos de capacitação dos agentes da economia solidária em Cabo Verde.

Uma perspectiva bem aceite pelas autoridades do arquipélago africano, em cuja sociedade civil o governo vê um "parceiro estratégico" na luta pelo desenvolvimento humano, segundo a representante do Ministério do Trabalho e da Solidariedade na reunião.

Ana Morais congratulou-se com o facto de Cabo Verde deixar de ser observador no programa INTERREG II B para passar a beneficiário directo, o que considerou "extremamente importante para um país com as vulnerabilidades sociais e económicas" que o país apresenta".

A reunião, em que participam representantes da Plataforma das ONG, organização que congrega o grosso das organizações da sociedade civil existentes em Cabo Verde, termina hoje na cidade da Praia.

Dela deverão sair a definição de algumas parcerias locais e propostas de criação de agências de promoção de economia solidária, para além do primeiro esboço de uma rede tecnológica e de intercâmbio transregional que una Cabo Verde aos restantes arquipélagos da Macarronésia, espaço geográfico composto pelos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem