As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PRS elegeu Kumba Ialá como candidato às presidenciais
- 27-Mar-2005 - 14:38


O Partido da Renovação Social (PRS) elegeu o ex-chefe de Estado Kumba Ialá, deposto em Setembro de 2003, como o candidato da maior força política da oposição da Guiné- Bissau às eleições presidenciais de 19 de Junho.


A eleição de Kumba Ialá decorreu numa reunião do Conselho Nacional dos "renovadores", em que participaram 137 dos 215 membros que integram este órgão, tendo o antigo presidente recolhido 84,7 por cento dos votos.

Kumba Ialá, com 117 votos, derrotou o primeiro vice-presidente do partido, Iaia Djaló (12 votos, 8,6 por cento) e o membro da Comissão Política José de Pina (cinco votos, 3,6 por cento), tendo-se ainda registado dois votos brancos e dois nulos.

Momentos antes da votação, Jorge Malú, antigo presidente do Parlamento (200/02) e membro da Comissão Política, acabou por retirar a sua candidatura, garantindo que "nunca" defrontará Kumba Ialá em qualquer eleição.

"O PRS virou uma nova página. Nesta votação, não houve vencedores, nem vencidos. A vitória é do nosso partido", declarou Kumba Ialá no seu discurso de vitória, em que apelou também à mobilização de todos os militantes "renovadores" para as "importantes eleições" que se avizinham.

Na sua intervenção, Kumba Ialá insistiu que foi "obrigado" a assinar a renúncia ao cargo de Presidente da República dois dias após o golpe de Estado militar de 14 de Setembro de 2003.

"A renúncia é, por essa razão, nula. Mas isso é já um incidente do passado. O nosso caminho é o presente e o futuro", afirmou, sublinhando que, actualmente, não tem inimigos.

Na intervenção final, o ex-líder do PRS, cargo que abandonou voluntariamente quando ocupou a presidência guineense, não abordou explicitamente a polémica que rodeia a sua candidatura, nomeadamente a entrega na Justiça de um pedido de anulação do acto de renúncia, o que o impede, legalmente, de se apresentar às presidenciais.

O processo está em análise no Tribunal Regional de Bissau, desconhecendo-se quando terá um desfecho.

É a terceira vez que Kumba Ialá se apresenta como candidato do PRS a eleições presidenciais na Guiné-Bissau, depois de em 1994 ter disputado a segunda volta contra o então chefe de Estado cessante João Bernardo "Nino" Vieira, que venceu com 52 por cento dos votos.

Na votação realizada em Novembro de 1999, que obrigou a uma segunda volta em Janeiro de 2000, Kumba Ialá acabou por vencer, derrotando o candidato do Partido Africa da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, actualmente no poder), Malam Bacai Sanha, ao obter mais de 72 por cento dos votos.

Empossado em Março de 2000, Kuma Ialá, que completou 52 anos em 15 de Março, acabou por estar três anos e meio na Presidência até que, a 14 de Setembro de 2003, um golpe de Estado militar o afastou do poder.

Licenciado em Filosofia, Teologia e Direito, Kumba Ialá regressou à vida politico-partidária activa no dia 12 de Março.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem