As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Trocas comerciais entre China e países lusófonos cresceram 63% em 2004
- 28-Mar-2005 - 23:00


As transacções comerciais entre a China e os países lusófonos registaram no ano passado um aumento de 63 por cento, totalizando 18 mil milhões de dólares, foi hoje revelado, em Luanda, na abertura de um encontro de cooperação empresarial.


"A cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa tem grandes potencialidades", afirmou Wang Cheng An, secretário permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

Nesse sentido, salientou que as trocas comerciais entre a China e os países lusófonos totalizaram 18 mil milhões de dólares em 2004, o que representa um aumento de 63 por cento relativamente ao ano anterior.

Relativamente a Angola, o valor das transacções comerciais com a China no ano passado ascendeu a 4,9 mil milhões de dólares, o que representou um aumento de 108 por cento em relação aos valores de 2003.

"Angola é conhecida como sendo o baú do tesouro de África, possuindo grandes potencialidades em termos de desenvolvimento económico", afirmou o responsável chinês, que falava na abertura do encontro empresarial para a cooperação económica e comercial entre a China e os países lusófonos.

Por seu lado, o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Lee Peng Hong, salientou que a realização deste encontro permitirá aumentar as relações comerciais.

"Macau tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no processo da cooperação económica e comercial, graças às profundas relações históricas, culturais e humanas com os países de língua portuguesa", afirmou Lee Hong.

Nesse sentido, salientou que o estatuto de zona aduaneira independente e de porto franco de Macau são características que lhe permitem uma posição vantajosa neste contexto.

"Existem em Macau profissionais bilingues nas áreas financeira, comercial e jurídica, com bom domínio do português e chinês, para além de um contingente de empresários com conhecimentos aprofundados das situações sociais nos mercados da China e dos países de língua portuguesa", frisou.

Na intervenção que proferiu na abertura deste encontro de cooperação empresarial, o primeiro-ministro angolano, Fernando Dias dos Santos +Nandó+, salientou que ele permitirá que a classe empresarial analise as "oportunidades de negócio existentes", identificando de "forma clara e objectiva" os investimentos, as trocas comerciais e a promoção de parcerias que permitam desenvolver as economias dos respectivos países.

"O sector privado é um parceiro privilegiado do governo na árdua tarefa de reconstrução e desenvolvimento de Angola", afirmou, recordando as medidas aprovadas pelo executivo, nomeadamente incentivos fiscais e cambiais, para atrair investimento estrangeiro.

O encontro de cooperação empresarial decorre até quinta- feira na Feira Internacional de Luanda (FILDA) com a presença de cerca de 600 empresários da China, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem