As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Sociedade civil organiza manifestação contra a violência
- 31-Mar-2005 - 17:39


Organizações da sociedade civil, incluindo a Igreja Católica, vão organizar no próximo dia 08, na Cidade da Praia, uma manifestação contra a violência e a criminalidade em Cabo Verde, foi hoje anunciado.


A manifestação tem como objectivo chamar a atenção para a violência nas suas múltiplas facetas, desde o crime organizado aos múltiplos homicídios, passando pela violência doméstica e sexual.

Da lista de entidades que estão na organização da manifestação constam as igrejas Católica, Adventista, e do Nazareno, a maior central sindical do país, a UNTC/CS, a Organização de Apoio aos Estrangeiros, Associação das Mulheres Juristas, a Associação de Jornalistas de Cabo Verde, o Instituto de Santo Egídio e o Instituto Cabo-Verdiano de Menores.

A manifestação é o primeiro passo, segundo fonte da organização contactada pela Agência Lusa, de um trabalho que está a ser realizado no sentido de reflectir e encontrar "caminhos que permitam uma convivência saudável" na sociedade cabo-verdiana.

Nos últimos meses, Cabo Verde tem sido palco de numerosos actos de violência e homicídios, em particular na capital.

São exemplo os vários empresários mortos desde o início do ano, alguns vítimas de violência extrema e nunca vista no arquipélago, como aconteceu no passado fim-de-semana quando foram encontrados os corpos de dois jovens crivados de balas, ou ainda a ocorrência de tiroteios que as autoridades admitem, tal como os homicídios, estarem relacionados com o tráfico de droga.

"A violência está a assumir em Cabo Verde aspectos cada vez mais preocupantes", referem as organizações envolvidas na realização da manifestação que conta juntar "alguns milhares de pessoas".

A par da reacção da sociedade civil, também o governo se tem multiplicado em declarações em que promete medidas enérgicas para fazer face a este cenário de violência totalmente novo no arquipélago, nomeadamente através de mais meios para a polícia, aumento do controlo sobre a imigração e a colaboração com países como Portugal, Espanha e Holanda no combate ao tráfico organizado de estupefacientes.

A par do aumento dos actos de violência, tem-se verificado em Cabo Verde uma apreensão anormal de cocaína, mais de 450 quilos em seis meses, seguida da detenção de várias pessoas implicadas no tráfico de droga.

Tanto o governo como a Polícia Judiciária admitiram que Cabo Verde é actualmente procurado por organizações criminosas como entreposto de droga vinda da América do Sul para a Europa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem