As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Embaixada no Senegal sob suspeita de tráfico de pessoas para Europa
- 6-Apr-2005 - 19:37


A embaixada de Cabo Verde em Dacar, Senegal, começou hoje a ser inspeccionada por alegado envolvimento de um funcionário dos serviços consulares num esquema de tráfico de menores para a Europa, disse à Agência Lusa fonte oficial.


A sindicância, confirmada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do arquipélago, Domingos Mascarenhas, está a ser realizada por dois inspectores designados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Cabo verde.

O ministro plenipotenciário, Severino Almeida, dirige a inspecção e é co-adjuvado por Jorge Gonçalves, director do Departamento de Assuntos Consulares e Comunidades do MNE cabo- verdiano.

Na génese da decisão do MNE cabo-verdiano, estão "fortes suspeitas" de envolvimento de "um alto funcionário" da estrutura consular da embaixada cabo-verdiana na capital senegalesa.

A inspecção ocorre na sequência da detenção, há cerca de duas semanas, em Las Palmas, Canárias, de oito cabo-verdianas suspeitas de pertencerem a uma rede de tráfico de pessoas, principalmente menores, do continente africano para a Europa.

As oito mulheres, que viajavam num voo proveniente do Gana, mas com origem em Cabo Verde via Dacar, encontravam-se na companhia de 10 adolescentes e duas crianças, todas com documentação falsificada, que tentavam passar por seus familiares.

Desde então, todo o género de especulações sobre eventuais ramificações da referida rede vêm sendo avançadas e a sindicância ordenada pelo governo é baseada em "fortes desconfianças" relativamente a um funcionário da secção consular da embaixada de Cabo Verde na capital senegalesa.

As oito cabo-verdianas detidas em Las Palmas esperam julgamento em prisão preventiva, decorrendo, paralelamente, investigações para se determinar a extensão da alegada rede de tráfico humano do continente africano, nomeadamente de Cabo Verde, para a Europa.

É nesse âmbito que se enquadra a inspecção ordenada à secção consular da embaixada cabo-verdiana em Dacar, cujos resultados, garantiu à Agência Lusa fonte do MNE, serão "integralmente tornados públicos (à), não importando a sua extensão ou natureza"

Ainda no âmbito das investigações sobre este caso, duas das jovens envolvidas deverão ser ouvidas hoje pelas autoridades judiciais das ilhas espanholas.

Este caso, tornado público há cerca de duas semanas com a detenção das oito mulheres em Las Palmas, "trouxe à superfície" outros casos, denunciados nos últimos dias, de pessoas que tentavam "passar" para a Europa menores cabo-verdianos, a partir do aeroporto da ilha do Sal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem