As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Droga e armas de fogo na primeira linha do combate ao crime
- 7-Apr-2005 - 18:42


A Equipa de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS), criada pelo governo de Cabo Verde para combater a criminalidade, definiu como prioridades de actuação o no seu primeiro encontro o "ataque" ao tráfico de droga e às armas ilegais.


Alberto Barbosa, secretário-geral da Administração Interna, na qualidade de porta-voz da sessão, explicou à Agência Lusa que a primeira reunião da ECOS, realizada quarta-feira à tarde, serviu para definir as prioridades e as abordagens que vão ser feitas aos problemas detectados.

Envolvendo todas as forças policiais, justiça e governo, a ECOS, cuja reunião foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Júlio Correia, apontou como medidas imediatas o reforço policial nos principais centros urbanos do país, com incidência especial na capital cabo-verdiana.

A Cidade da Praia vai ter nos próximos dias mais três esquadras de polícia e o Mindelo, a segunda cidade do arquipélago, na ilha de São Vicente, mais duas, totalizando assim a capital cinco esquadras e três postos móveis, enquanto a urbe do barlavento, ficará com três esquadras da Polícia de Ordem Pública (POP).

A ECOS é um órgão especializado de assessoria e consulta para a coordenação técnica e operacional da actividade das forças e serviços de segurança cuja missão é combater a criminalidade em Cabo Verde.

A sua criação emerge de uma realidade marcada, nos últimos meses, por um surto inusitado de criminalidade, incluindo homicídios, a que a sociedade cabo-verdiana não estava habituada e que geraram um forte movimento social exigindo medidas por parte do governo.

Alberto Barbosa apontou ainda à Lusa como prioridade definida no seio da ECOS o reforço dos meios técnicos para as forças de segurança, um passo na caminhada para "garantir níveis mais elevados de segurança às populações".

Outra das medidas imediatas referidas por Alberto Barbosa foi a conclusão de um plano articulado de segurança e ordem pública entre a POP, a Guarda-Fiscal e a Polícia Judiciária, para os principais centros urbanos, sendo a Cidade da Praia a primeira prioridade.

"Com este plano serão atacados os focos detectados de criminalidade, com acções que devolvam a tranquilidade necessária às populações", disse Barbosa, apontando esses focos, sem uma definição geográfica, como, por exemplo, as zonas ou bairros mais problemáticos, mas com as batarias apontadas ao tráfico de droga e às armas ilegais em primeiro plano, além da falsificação de documentos e moeda.

Tanto o governo como a PJ já admitiram publicamente que o tráfico de droga e armas estão na origem da vaga de violência que atingiu o arquipélago desde há já vários meses.

Ainda há cerca de dois meses, foram detidas duas pessoas na capital do Senegal, Dacar, quando se preparavam para introduzir em Cabo Verde armas de guerra Kalashnikov e milhares de munições, com origem, segundo as autoridades senegalesas, na Guiné-Bissau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem