As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente brasileiro em visita de quatro horas
- 13-Apr-2005 - 14:56


O presidente brasileiro, Luiz Inácio "Lula" da Silva, visita hoje a Guiné-Bissau durante quatro horas, na que é a sua primeira viagem a este país africano de língua oficial portuguesa.


De acordo com o embaixador do Brasil em Bissau, Artur Corrêa Mayer, a visita de Lula da Silva enquadra-se num périplo que está a realizar a alguns países africanos, tendo estado já nos Camarões, no Gana, na Nigéria. Depois da Guiné-Bissau parte para o Senegal.

Durante a sua curta estada em Bissau, Lula da Silva terá encontros de trabalho com diversas figuras do Estado guineense, nomeadamente com o presidente interino, Henrique Rosa, o presidente do Parlamento, Francisco Benante, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Ainda no Parlamento, Lula da Silva pronunciará um discurso oficial de saudação ao povo guineense, informou o embaixador brasileiro em Bissau.

O chefe de Estado brasileiro deporá em seguida uma coroa de flores no mausoléu "Amílcar Cabral" - "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde - situado no Quartel da Amura, em pleno centro da capital guineense.

Antes da assinatura de um comunicado conjunto e da declaração à imprensa no Salão Nobre do aeroporto internacional "Osvaldo Vieira" de Bissau, o presidente brasileiro e a sua mulher serão obsequiados com um almoço oferecido almoçam Henrique Rosa.

O Brasil mantém fortes laços de cooperação com a Guiné-Bissau desde os primeiros anos da independência do território, sendo a formação de quadros, apoios nos domínios técnico e cultural os vectores principais dessa cooperação, frisou Artur Corrêa Mayer.

De acordo com este diplomata, actualmente cerca de 500 jovens guineenses estão a frequentar, de forma gratuita, cursos médios e superiores nas escolas daquele país da América do sul.

Embora ainda pouco expressivas, as trocas comerciais entre os dois países devem rondar um milhão de dólares por ano, calculou Mayer.

O Brasil é um dos poucos países do continente americano que ainda mantêm uma embaixada em Bissau, sendo o seu actual titular, Artur Corrêa Mayer, o decano do corpo diplomático acreditado na capital guineense.

Actualmente, segundo o embaixador, há cerca de centena e meia de cidadãos brasileiros na Guiné-Bissau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem