As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula da Silva chega a Bissau com muita animação
- 13-Apr-2005 - 16:21


O presidente do Brasil chegou hoje a Bissau para uma visita considerada "oficial" de apenas quatro horas à Guiné-Bissau, tendo à sua espera no aeroporto local uma apertada segurança, mas uma animação ainda maior.


Luíz Inácio "Lula" da Silva, que aterrou às 13:15 locais (14:15 em Lisboa), era aguardado no aeroporto internacional Osvaldo Vieira pelo seu homólogo guineense, Henrique Rosa, e demais responsáveis dos diferentes órgãos de soberania locais.

Dezenas de guineenses, com os seus grupos de dança e música tradicionais, denominados localmente por "grupos de mandjuadadi", juntaram-se às dezenas de membros da comunidade brasileira residente em Bissau, criando um ambiente de grande animação.

A festa foi tal que, após a audição dos respectivos hinos nacionais e da passagem em revista às tropas guineenses, Lula da Silva, mesmo sem prestar declarações à chegada, demorou quase 45 minutos a sair do aeroporto, tal era a multidão que o aclamava e que rompia com inesperada facilidade os diferentes cordões de segurança.

Aos gritos de "Brasil é amigo da Guiné", "Lula é o presidente amigo da Guiné", a multidão abeirou-se em várias ocasiões do chefe de Estado do Brasil, com algumas cidadãs brasileiras a chorar de emoção, pedindo-lhe um beijo ou um carinho para os filhos que traziam ao colo.

Presentes no aeroporto, além do presidente do parlamento guineense, Francisco Benante, e do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, estiveram também praticamente todos os membros do governo e o corpo diplomático acreditado em Bissau.

Lula da Silva, que chegou a bordo de um avião "Boeing 737", o "Santos Dumond" da Força Aérea Brasileira (FAB), cumpre hoje na Guiné- Bissau a quarta etapa do seu périplo por cinco Estados africanos, depois de já ter estado na Nigéria, Camarões e Gana, culminando a digressão com uma visita ao Senegal, onde chega ainda hoje.

Com Lula da Silva viajam os ministros dos Negócios Estrangeiros, Celso Amorim, e da Cultura, Gilberto Gil, também cantor e compositor, a quem dezenas de populares guineenses e brasileiros pediram insistentemente para cantar em pleno aeroporto.

Além da comitiva governamental, o presidente da República Federativa do Brasil viaja acompanhado por uma importante delegação empresarial.

Cinco minutos antes de o avião presidencial aterrar em Bissau chegou um outro aparelho, também da FAB, com as dezenas de jornalistas que acompanham Lula da Silva na sua segunda digressão a África, continente que constitui uma das prioridades do investimento económico e da cooperação do executivo brasileiro.

Após quase uma hora no aeroporto, uma longa comitiva de mais de cinco dezenas de automóveis percorreu os cerca de oito quilómetros que o separam da Presidência da República guineense, onde os dois presidente mantiveram uma pequena reunião de trabalho à porta fechada.

Lula da Silva, que deixa Bissau às 17:00 locais com destino a Dacar, vai depositar ainda uma coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde, situado em plena Fortaleza da Amura, em Bissau Velho.

Depois, haverá um encontro entre Lula da Silva e o primeiro- ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, alargado às respectivas delegações governamentais, seguindo-se uma visita às novas instalações da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), inaugurado no final de Março, onde pronunciará um discurso.

Segundo o programa da visita, cerca das 16:00 locais, já no aeroporto, Henrique Rosa obsequiará Lula da Silva com um "cocktail", seguindo-se depois a leitura de um comunicado conjunto que encerra a visita.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem