As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Oposição guineense
aposta em Portugal

- 23-Jan-2003 - 10:01


Lisboa é o principal destino da maioria dos líderes da oposição da Guiné-Bissau na procura de apoios.


Os principais políticos da oposição guineense rumam a Portugal para procurar apoios logísticos e financeiros para a preparação das eleições legislativas antecipadas para o dia 20 de Abril. A cerca de três meses das eleições, e a dois meses e meio do início da campanha eleitoral, as principais forças políticas guineenses estão num verdadeiro "corre corre" para encontrarem meios que lhes permitam enfrentar uma campanha eleitoral dispendiosa.

Neste cenário, Portugal é o destino comum à maioria dos responsáveis partidários, que, na capital da ex-potência colonial, procuram os "amigos de sempre", como disse uma fonte partidária, para "a ajuda de sempre".

Quando o presidente da República, Kumba Ialá, dissolveu o Parlamento a 14 de Novembro de 2002 e convocou eleições legislativas antecipadas para 20 de Abril próximo, uma ideia atravessou a generalidade dos partidos: onde encontrar meios financeiros para enfrentar este inesperado e caro cenário.

Nas sedes nacionais de partidos portugueses, como o Socialista (PS) ou o Social Democrata (PSD), surgiram cartas a pedir reuniões com os respectivos dirigentes, em que o objectivo é a ajuda financeira e logística. Mas também alguns empresários portugueses foram contactadas por dirigentes de forças políticas guineenses.

No último mês, os líderes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, da União para a Mudança (UM), Amine Saad, ou da Resistência da Guiné-Bissau, actualmente dividida em duas alas, a de Hélder Vaz e Salvador Tchongó (ambos fizeram a viagem), estiveram ou estão em Lisboa num "périplo de contactos".

Mas outros, como Idrissa Djaló, do Partido da Unidade Nacional (PUN) ou Fernando Gomes, da Aliança Socialista (AS), preparam o embarque rumo a Lisboa.

Mesmo que Lisboa não seja o único destino, é seguramente aquele em que os líderes guineenses depositam maiores esperanças de conseguirem financiamentos e apoio logístico.

Esta "corrida" para Lisboa tem como razão única o facto de, num contexto de crise económica generalizada na Guiné-Bissau e face a gastos previsivelmente significativos nas "coisas" da campanha que se aproxima, os cofres dos partidos guineenses estarem vazios.

Mas há também necessidade de preparar material de campanha em Portugal tendo em conta que a Guiné-Bissau não dispõe de equipamentos de impressão de camisolas, cartazes ou bandeiras.

Até ao início da campanha, nos primeiros dias de Abril, serão poucos os líderes partidários que não embarcarão para Lisboa. Apesar das muitas críticas feitas a Portugal, também Kumba Ialá aparecerá um dias destes pelas ocidentais praias lusitanas, apesar de ter andado a ver se consegue apoios nos amigos africanos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem