As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mais dois candidatos formalizam candidatura às presidenciais
- 14-Apr-2005 - 18:04


Um dirigente partidário e um embaixador formalizaram hoje no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau as suas candidaturas às eleições presidenciais de 19 de Junho.


Os dois novos candidatos - o quinto e do sexto a depositarem a documentação necessária no Supremo - são o líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), Idrissa Djaló, e o embaixador Adelino Mano Queta. Ambos se declaram apostados em promover o consenso e a reconciliação nacional.

Até hoje, quatro personalidades entregaram já a documentação no STJ: Francisco Fadul (líder do Partido Unido Social-Democrata, PUSD, segunda força da oposição), Aregado Mantenque Té (líder do recém- formado Partido do Trabalho, PT), Kumba Ialá (antigo presidente da Guiné-Bissau e que é apoiado pelo Partido da Renovação Social, PRS) e o embaixador Mário Lopes da Rosa (independente).

Em declarações aos jornalistas, o líder do PUN considerou ser a "terceira via" no actual cenário dominado pelas "forças do passado", que identificou como sendo o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) e o PRS.

"A nossa candidatura é aquela pequena luz ao fundo do túnel em relação aos 30 anos em que a Guiné-Bissau esteve mergulhado na escuridão. Somos a nova opção para o futuro do nosso país", disse.

O líder do PUN tem vindo a denunciar situações de violações das liberdades e direitos dos cidadãos.

"É claro que a nossa candidatura - disse noutro passo - não é para fazer companhia aos outros. Vencer ou não isso depende de Deus, de nós mesmos e dos nossos adversários. Mas, caso continuarem com a guerra que estão a ter há 30 anos, penso que vamos ganhar estas eleições", augurou, aludindo ao clima de crispação entre PAIGC e PRS.

O também empresário e gestor de empresas ligadas à distribuição de combustíveis, pesca e agricultura, de 43 anos, apontou a "incúria e má governação" como os "males" provocados por aquelas duas forças políticas, o que, disse, colocou a Guiné-Bissau entre os últimos Estados do mundo.

O outro candidato, o embaixador Adelino Mano Queta, não prestou declarações à imprensa, remetendo os jornalistas para a cerimónia do lançamento da sua candidatura, hoje à tarde num hotel de Bissau.

Mano Queta, 63 anos, e com um vasto currículo em instituições nacionais e internacionais, já foi embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa e Procurador-Geral da República (PGR).

Para sexta-feira, aguarda-se a entrega dos documentos no Supremo do candidato apoiado pelo PAIGC, Malam Bacai Sanhá, bem como dos líderes dos partidos da Solidariedade e Trabalho (PST), Iancuba Indjai, e Popular (PP), Ibraima Sow.

O prazo para a entrega de candidaturas termina na próxima segunda- feira, não se sabendo se o ex-presidente João Bernardo "Nino" Vieira se candidatará também.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem