As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo autoriza realização de manobras da NATO em Junho de 2006
- 14-Apr-2005 - 19:52


O governo de Cabo Verde justificou hoje a autorização dada à realização de um exercício militar da NATO, no seu território, em Junho de 2006, como um contributo para a segurança internacional.


O exercício, denominado "Livex", de grande envergadura militar, é considerado um dos mais importantes a realizar em África pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Num comunicado hoje distribuído, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades (MNECC) esclarece ainda que a autorização concedida à NATO resulta da necessidade de "alargamento das parcerias", visando "aumentar os níveis da segurança internacional".

O comunicado apresenta a escolha de Cabo Verde para acolher a operação como uma "manifestação de confiança" da comunidade internacional, na perspectiva da "luta contra o terrorismo internacional e outros crimes conexos".

O envolvimento do arquipélago também significa um "sinal inequívoco da credibilidade e da utilidade" do país na cena internacional, que, segundo o documento, foi "mais uma vez reconhecido" pela comunidade internacional e, concretamente, pela NATO.

No seu comunicado, o MNECC salienta ainda que a autorização para as manobras da NATO "não envolve nenhuma contrapartida" e assegura a disponibilidade do governo para "proporcionar o quadro mais adequado para o bom desempenho do exercício" em causa.

A decisão de escolher o arquipélago de Cabo Verde para a realização do "Livex" foi tomada e anunciada terça-feira pelo Comando Operacional da NATO na Europa, com sede em Mons, na Bélgica.

O exercício, refere o comunicado do MNECC, visa a preparação das forças da NATO para intervenção numa possível situação de operações em terreno hostil, na iminência de uma erupção vulcânica.

Esta última condição terá sido determinante para a escolha de Cabo Verde, uma vez que, segundo o comunicado, além da sua "estabilidade política, económica e social", foram tidas em consideração as "características geofísicas" do arquipélago.

O anúncio da realização do "Livex" em território cabo-verdiano antecedeu a tomada de uma posição oficial das autoridades cabo-verdianas, que só hoje reagiram através do comunicado do MNECC.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa de Cabo Verde contactada pela Agência Lusa, o assunto estava a ser analisado "com todo o cuidado por envolver questões de soberania nacional", quando a NATO decidiu tornar pública a sua decisão.

Assim, segundo a mesma fonte, o processo conducente à decisão e ao anúncio da autorização para que se realizassem os exercícios "teve de ser acelerado com algum prejuízo para os consensos" que era necessário obter em relação a essa matéria, considerada "sensível".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem