As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Candidatura de «Nino» à presidência formalizada terça-feira
- 15-Apr-2005 - 16:08


A candidatura do ex-presidente guineense João Bernardo "Nino" Vieira, como independente, às presidenciais de 19 de Junho próximo, será formalizada na terça-feira, disse hoje à Agência Lusa a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau.


Maria do Céu Monteiro indicou que o movimento da sociedade civil de apoio à candidatura de "Nino" Vieira informou que vai entregar toda a documentação necessária no STJ na próxima terça-feira, às 12:00 locais (13:00 em Lisboa), último dia do prazo.

"Nino" Vieira, que segundo Jorge Pinto, coordenador do grupo de apoio ao antigo chefe de Estado, se encontra ainda em Conacri, para onde seguiu sábado passado depois de uma breve visita a Bissau para se recensear, continuará à margem deste processo de candidatura.

Segundo Maria do Céu Monteiro, a candidatura de "Nino" Vieira deverá ser a última entregue no STJ, pois este órgão não recebeu nenhum outro pedido para formalização em horário posterior às 12:00 de terça-feira.

A presidente do STJ não adiantou quaisquer pormenores quer sobre a candidatura de "Nino" Vieira, quer de Kumba Ialá, sublinhando que o STJ terá, a partir de terça-feira, sete dias para validar a documentação dos 17 concorrentes que a depositaram ou vão depositar neste órgão do poder judicial.

Até hoje, 11 candidatos já entregaram a respectiva documentação no Supremo, estando marcados para segunda-feira outros cinco, e "Nino" Vieira para terça.

Hoje, quatro candidaturas foram formalizadas no Supremo, com destaque para a apoiada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), mas sem a presença de Malam Bacai Sanhá, ausente em Dacar para tratamento médico.

A candidatura foi depositada pelo presidente do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, igualmente primeiro-ministro, que, de seguida, efectuou um pequeno comício defronte da sede do partido, em Bissau, onde apelou ao voto no candidato, lembrando que Bacai Sanhá já foi presidente do parlamento (1994/98) e chefe de Estado interino (1998/2000).

Além de Bacai Sanhá, deram hoje entrada no STJ aos processos de candidatura dos líderes dos partidos da Solidariedade e Trabalho (PST), Iancuba Indjai, e Popular (PP), Ibraima Sow, bem como de Iaia Djaló, 1º vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS, maior força da oposição), que se apresenta como independente.

Iaia Djaló foi o candidato derrotado nas "primárias" do PRS, realizadas no final de Março em Bissau, em que, numa votação, os cerca de 140 membros do Conselho Nacional apoiaram de forma esmagadora o Kumba Ialá, que obteve 86 por cento dos votos expressos.

Até quinta-feira, formalizaram a candidatura às presidenciais sete outros candidatos, quatro apoiados por partidos e três independentes.

O líder do Partido Unido Social-Democrata (PUSD, segunda força da oposição) foi o primeiro a fazê-lo, a 01 deste mês, e, no dia seguinte, foi a vez do presidente do recém-criado Partido do Trabalho (PT), Aregado Mantenque Té.

A 11 deste mês, foi a vez de Kumba Ialá, que resignou ao cargo de presidente no seguimento do golpe de Estado e 14 de Setembro de 2003 e é apoiado pelo PRS, e, dia 12, a do embaixador Mário Lopes da Rosa, que se apresentou como independente.

Quinta-feira, deram entrada no Supremo três outras candidaturas, entre elas a de mais um embaixador, que se apresenta também como independente.

Trata-se de Adelino Mano Queta, antigo embaixador em Portugal e actual conselheiro para os Assuntos Diplomáticos do chefe de Estado guineense, Henrique Rosa.

Nesse dia, depositaram ainda as candidaturas no Supremo Empossa Ié, antigo secretário-geral do Partido do Progresso Guineense (PPG) que se apresenta como independente, e o presidente do Partido da Unidade Nacional (PUN), Idrissa Djaló.

Para segunda-feira está previsto que quatro outros dirigentes políticos e independentes formalizem as respectivas candidaturas: os presidentes do Fórum Cívico Guineense/Social-Democracia (FCG/SD), Antonieta Rosa Gomes, do Partido Manifesto do Povo (PMP), Faustino Imbali, ex-primeiro-ministro, e da União Nacional para o Desenvolvimento e Progresso (UNDP), Abubacar Baldé.

Como independente, vai apresentar-se o jurista Pedro Infanda.

Além de "Nino" Vieira, cujo movimento da sociedade civil deposita a documentação terça-feira, está ainda por decidir o candidato que a também recém formada União dos Patriotas Guineenses (UPG) vai apoiar.

A UPG é liderada por Francisca Vaz Turpin e realiza no próximo fim-de-semana o seu I Congresso, altura em que ficará definido o candidato que o partido vai apoiar, embora tudo indique que a presidente do partido será a segunda mulher a apresentar candidatura às presidenciais, depois de Antonieta Rosa Gomes.

A líder do FCG/SD já participou nas duas únicas eleições presidenciais pluralistas realizadas na Guiné-Bissau - 1994 e 1999 -, tendo, em ambas, ficado em último lugar.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem