As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro visita oficialmente Angola de 21 a 23 deste mês
- 15-Apr-2005 - 18:11


O primeiro-ministro guineense anunciou hoje que visitará oficialmente Angola entre os dias 21 e 23, mas não adiantou pormenores sobre a deslocação.


Carlos Gomes Júnior, também líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), lembrou tratar-se de uma visita já prevista desde Outubro de 2004 e que só agora foi possível concretizar.

A visita acabou por ser adiada indefinidamente, na sequência da insubordinação militar de 06 de Outubro, que provocou a morte, ainda por esclarecer, do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) guineense, general Veríssimo Correia Seabra.

"Enquanto primeiro-ministro será uma visita oficial e enquanto presidente do PAIGC será uma visita de amigos, pois o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) é um partido irmão", sublinhou.

"A Guiné-Bissau - disse ainda - tem relações históricas, pois o PAIGC e o MPLA são partidos irmãos, tivemos uma luta comum, dentro da mesma trincheira. É uma oportunidade de, enquanto presidente do partido, saudar todos os militantes do MPLA, e, enquanto chefe do governo, saudar todo o povo angolano".

Durante a sua estada em Luanda, Carlos Gomes Júnior terá encontros com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, bem como com vários membros do executivo de Fernando Piedade dos Santos ("Nandó").

Angola, através do MPLA, tem sido um dos principais financiadores do PAIGC em actos eleitorais.

Ao longo de 2004, após as eleições legislativas de Março, ganhas pelo PAIGC, vários ministros angolanos deslocaram-se a Bissau e o governo guineense enviou, em fins do ano passado, uma delegação ministerial a Luanda, sem que se soubesse qual o teor dos encontros com as autoridades locais.

Por outro lado, hoje, em declarações à Lusa, o primeiro- ministro guineense manifestou-se "muito preocupado" com "mais uma tragédia" que está a assolar Angola, designadamente a epidemia de febre hemorrágica, que já provocou mais de duas centenas de mortes.

"Neste momento, Angola está a braços com mais uma tragédia, com a febre hemorrágica, e pretendo levar a solidariedade do povo da Guiné-Bissau para o povo irmão de Angola", afirmou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem