As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Os porquês da insegurança em Cabo Verde
- 16-Apr-2005 - 21:21


«A Agenda Setting cabo-verdiana tem sido preenchida nesses últimos meses pela onda de violência que tem assolado a Cidade da Praia e Cabo Verde em geral. A Cidade Capital do país transformou-se num foco de crimes hediondos rodeados de assaltos à mão armada, a propriedades e até tentativa de assassinatos a magistrados de justiça.»


Por Oldemiro Moreira

«Tudo isso tem levado a nossa população a uma sensação de insegurança e medo, um estado de espírito que nunca caracterizou o nosso arquipélago de Morabeza.

E perante esses factos a população está numa situação de se indagar sobre os porquês dessa onda de violência e desse clima de insegurança que paira no ar em todos os cantos de Cabo Verde.

A nossa sociedade desde a sua génese, creio eu, sempre foi caracterizada pelo seu espírito familiar "comunitário", onde reinou sempre um clima de concórdia entre todos, mesmo no auge das desavenças entre os badios de Santiago e sampadjudus de São Vicente.

Mas isso era antigamente, as sociedades, o mundo, o homem tudo evoluiu, e Cabo Verde pegou essa carruagem de desenvolvimento, principalmente a nível económico, político e social.

E nessa carruagem a vertente económica e tecnológica foram sempre as mais privilegiadas, aliado sempre ao sector político, que ao fim e ao cabo é o propiciador de tudo. E nisso tudo esqueceu-se da vertente social (trabalhar as diferentes facetas da sociedade) que é motor de qualquer país (Estado), com o destaque para educação escolar, familiar, religiosa e social.

O maior problema dessa insegurança está precisamente na vertente sócio educativa dos jovens cabo-verdianos, que largados ao desemprego e expostos aos muitos vícios se enredam para o "caminho do mal".

Os Governos de Cabo Verde desde de sempre se preocuparam mais com a imagem do país lá fora, com a estabilidade macro-económica e esqueceram-se, antes disso de arrumar a casa. Isto não quer dizer que a política seguida foi errada, mas ao mesmo tempo devia-se preocupar igualmente com a formação da sociedade, com os jovens, com a educação, e com as influências da globalização, da falta de emprego, entre outras.

Agora já é tarde, o mal devia-se combater pela raiz, e o mais difícil é atacar o problema de frente. Não vale a pena estar a discutir de quem é a culpa, o que importa neste momento é conjugar os esforços e resolver a situação, que foi fruto do desenvolvimento que se propuseram para Cabo Verde.

Cabo Verde evolui, com certeza, os Governos trabalharam para isso, mas convêm sublinhas que a vertente social até certo ponto foi debelada ao abandono. A sociedade, a educação familiar, principalmente dos mais carenciados, a exposição dos nossos jovens à violência televisiva, tudo isso contribui para que Cabo Verde esteja a passar o que está passar.»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem