As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Reinserção familiar das crianças de rua combate a droga e a SIDA
- 19-Apr-2005 - 21:25


O Instituto Cabo-verdiano de Menores (ICM) elaborou um estudo sobre os meninos de rua na Cidade da Praia, que aponta para a reinserção familiar como solução eficaz contra a sua exposição ao VIH-SIDA e à droga.


O documento, elaborado com o apoio da comissão cabo-verdiana de combate ao VIH-SIDA (CCSS), propõe a criação de um "programa global" que permita encontrar soluções de fundo para um problema novo, mas em rápido crescimento na sociedade cabo-verdiana e possibilite a protecção dos meninos de rua.

O estudo considera urgente uma atenção abrangente às crianças e adolescente que, devido à exposição e ausência da protecção tradicional da família, se tornam vítimas fáceis do consumo de droga e de situações de risco face às doenças sexualmente transmissíveis, com especial incidência do VIH-SIDA.

"Diagnóstico da situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes de rua face às infecções sexualmente transmissíveis e ao VIH-SIDA" é o título do estudo que sustenta a urgência de medidas concretas, como o acolhimento e a formação profissional, face ao problema social que emerge da exclusão em que se encontram as crianças e jovens a viver nas ruas da Cidade da Praia.

Situações de violência sexual "sempre traumatizantes" de que são vítimas as crianças de rua, tanto no seio familiar como já depois da sua chegada às ruas da Cidade Praia e de outras urbes do país, como o Mindelo (São Vicente), são pontos nevrálgicos do estudo realizado pelo ICM.

De acordo com o documento, 34 por cento das crianças que vivem nas ruas da capital cabo-verdiana já foram vítimas de violência em casa, sendo essa uma das razões determinantes, a par da pobreza e as diversas formas de desigualdade social, na situação de desprotecção social e familiar.

A presidente do Instituto Cabo-verdiano de Menores, Marilena Baessa, sublinha que já existe um projecto de apoio às crianças em situação de risco e respectivas famílias que "vai dar resposta" ao diagnóstico incorporado no estudo.

Existem várias perspectivas sobre a abordagem ao problema, mas a ajuda à criança para a sua reintegração na família emerge da análise que os técnicos do ICM estão a fazer sobre o problema, como a mais indicada das "terapias" para esta doença social que alastra na capital do arquipélago.

O estudo abrange os principais centros urbanos de Cabo Verde, mas, devido à sua importância, tendo em conta que a Cidade da Praia alberga 110 mil dos cerca de 450 mil habitantes do país, é ali que o ICM cabo-verdiano concentra a sua maior atenção.

Basta um olhar fortuito para descortinar que são cada vez mais as crianças e jovens menores que se dedicam a expedientes de sobrevivência na Cidade da Praia.

O destaque vai para a zona dos hotéis, na Prainha, onde dezenas de menores se dedicam a lavar carros ou pedir esmola, mas também há meninos de rua na Achada de Santo António e Plateau, sendo os cafés e os super-mercados os pontos de maior concentração.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem