As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo prepara plano global para combater consumo de álcool
- 21-Apr-2005 - 14:41


O governo de Cabo Verde está a preparar um plano global de combate ao "alarmante" consumo de álcool no arquipélago, cuja aplicação deverá custar, só em 2005, mais de 54,5 mil contos (cerca de 490 mil euros).


O Plano Preliminar de Acção Contra o Alcoolismo (PPACA) foi apresentado hoje pelo ministro de Estado e da Saúde, que considerou que os preços a pagar pela sociedade cabo-verdiana pelo consumo excessivo de álcool são "elevadíssimos".

Na abertura do atelier de validação do PPACA, Basílio Ramos reconheceu que não existem indicadores fiáveis para caracterizar com segurança a situação, mas adiantou estar convicto que o alcoolismo em Cabo Verde é "alarmante".

Para dar uma ideia da "gravidade" do fenómeno, o governante estimou que, em média, as famílias cabo- verdianas reservam ao consumo do álcool, "uma parte do seu orçamento", que representa "o dobro do que é investido na educação".

Basílio Ramos destacou, para além destas "consequências de ordem económica" as implicações que o alcoolismo tem para a saúde pública, acrescentando que o fenómeno é responsável por "graves disfunções físicas, mentais e comportamentais".

O ministro referiu igualmente, "com preocupação", o facto de a ingestão de álcool não ser socialmente condenável em Cabo Verde, considerando que tal atitude está na origem da "fraca ou quase nula" fiscalização que a sociedade faz sobre o seu consumo entre menores.

O PPACA deverá dar lugar, após o atelier, a um plano definitivo de combate ao alcoolismo, prevendo uma "forte campanha" de prevenção, que deverá decorrer ao longo do segundo semestre de 2005, em todo o arquipélago.

A abordagem do problema, que terá abrangência multi- sectorial, segundo o documento preliminar, prevê acções de diferente natureza, a começar por um estudo "exaustivo" que permita conhecer "a real dimensão do fenómeno do alcoolismo".

Outras acções são o levantamento de dados sobre a importação de bebidas alcoólicas, a implementação de um sistema de estatísticas sectoriais, o recenseamento dos produtores nacionais, com ênfase para o "grogue - aguardente de cana sacarina" e o estabelecimento de uma estratégia de controlo de qualidade dessa produção.

Para além das já apontadas e, entre outras medidas, também está prevista a realização de um levantamento da legislação referente às bebidas alcoólicas e ao seu consumo, tendo em vista a sua adaptação aos objectivos de combate ao alcoolismo.

Para além dos custos sociais de dimensão económica, o alcoolismo em Cabo Verde tem ainda outras implicações, nomeadamente a sua importância enquanto "rastilho" para casos de violência, incluindo a nível a familiar, e a exposição a doenças como o VIH-SIDA.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem