| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
|
Alto Hama
|
|
Crime do Ambriz - A UNITA tem de pedir perdão
- 23-Apr-2005 - 17:06
O massacre do Ambriz, que em finais de 2001 vitimou no norte de Angola 18 civis que andavam a caçar, na sua maioria portugueses, foi perpetrado por militares da UNITA, escreve a revista portuguesa Grande Reportagem na sua edição deste fim-de-semana. A confirmação é dada, na primeira pessoa, pelo antigo coronel das FALA, José "Regresso", hoje general integrado nas Forças Armadas Angolanas. Os portugueses e os angolanos ficam agora, e esperemos que não demore muito tempo, a aguardar pelo pedido de desculpas e de perdão da Direcção da UNITA. É o mínimo que se lhes pode exigir.
Importa, contudo, recordar as aldrabices que, num acto de cobardia, a UNITA pôs então a circular. O então secretário-geral, Paulo Lukamba Gato, afirmou repetidamente que a UNITA «nada teve a ver com esses ataque, mau grado as tentativas que estão a ser feitas para criar um conveniente bode expiatório».
Em Dezembro de 2002, Gato afirmou também que «a UNITA pretende e deseja, aliás, que o caso seja investigado de forma independente, séria e meticulosa de modo a que não fiquem dúvidas. Temos a consciência tranquila quanto a este caso».
Deliberadamente Gato mentiu. É o próprio general Kamorteiro, então chefe do Estado Maior das FALA, que o diz quando reconhece que as chefias da UNITA ficaram a braços com um crime de difícil explicação e optaram pelo silêncio sobre o acontecido, escondendo a sua autoria face ao melindre político que envolveria o seu comprometimento.
Mesmo aceitando que, como diz José “Regresso”, o crime, cometido a meio da noite e durante uma missão de avanço de uma força militar da UNITA em direcção à capital do país, Luanda, não terá visado deliberadamente civis e foi cometido de forma acidental, é preciso que a UNITA assuma de uma vez por todas a responsabilidade.
Fico à espera que Gato, Kamorteiro e Samakuva venham pedir desculpas. Se o não fizeram estarão a escrever mais uma página negra da história de Angola. Mais uma das muitas que já escreveram.
orlando@orlandopressroom.com

Ver Arquivo
|
|
| |
|
 |
|
|
|
|
|
|