As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Regresso ao país de dez jovens alegadamente vítimas tráfico humano
- 27-Apr-2005 - 16:32


Dez jovens cabo- verdianos, retidos em Março nas ilhas Canárias por suspeita de serem vítimas de tráfico humano, regressaram nas últimas horas a Cabo Verde, repatriados pelas autoridades espanholas.


Duas crianças ficaram, entretanto, sob "protecção" das autoridades espanholas e não integraram o grupo agora regressado a Cabo Verde.

Os jovens acompanhavam um grupo de oito mulheres que permanecem à guarda das autoridades do arquipélago espanhol das Canárias, enquanto decorre um processo de averiguação ao alegado crime.

As mulheres podem ser acusadas de tráfico de seres humanos, falsificação de documentos, emigração ilegal e associação criminosa.

As autoridades espanholas já admitiram a possibilidade de se tratar de tráfico humano através de uma rede que alegadamente usava uma rota com início em Cabo Verde e passava por cidades da costa ocidental de África, como Dacar (Senegal) e Banjul (Gâmbia), com o objectivo de introduzir os jovens na Europa.

Dos dez jovens agora repatriados, cinco são do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades entre os 17 e os 21 anos e foram recebidos no aeroporto da ilha do Sal, na madrugada passada, pelo Instituto das Comunidades (IC) de Cabo Verde, devendo regressar ainda hoje à Cidade da Praia (Ilha de Santiago), de onde são todos naturais.

Este processo já levou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde a iniciar uma inspecção à sua embaixada na capital senegalesa, Dacar, por suspeita, levantada pela polícia das Canárias, de cumplicidade de um funcionário consular na alegada rede de tráfico de seres humanos.

Até ao momento e segundo o cônsul honorário de Cabo Verde em Las Palmas, as oito mulheres apenas admitiram a culpa na falsificação dos documentos que acompanhavam o grupo de jovens, que tentavam fazer passar por seus familiares, num processo de emigração ilegal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem