As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo estuda Administração Pública e Poder Local cabo-verdianos
- 2-May-2005 - 19:35


A experiência do poder local em Cabo Verde vai constituir uma referência para São Tomé e Príncipe, que se prepara para realizar, em Novembro, as primeiras eleições municipais da sua história.


Para colher dados da experiência cabo-verdiana nas áreas do poder local e do funcionalismo público, encontra-se de visita a Cabo Verde a secretária de Estado da Administração Pública e Assuntos Parlamentares são-tomense.

Célia Pereira explicou à Agência Lusa que "estas duas matérias poderão ser objecto de cooperação, ao nível da troca de experiências e de informações", atendendo a que Cabo Verde está "um passo à frente" de São Tomé e Príncipe nesses sectores.

"Estamos a iniciar o processo que conduzirá à instalação de um poder local eleito, uma vez que a nossa democracia já tem 13 anos e nunca houve eleições municipais", assinalou a governante, adiantando ser, por isso, "desejável" a cooperação com Cabo Verde.

No que toca à administração pública, Célia Pereira indicou estar interessada na forma como se procedeu ao recenseamento e na gestão da base de dados dos funcionários públicos cabo-verdianos, de forma a "fazer avançar" o mesmo projecto em São Tomé e Príncipe.

Segundo a governante, em São Tomé já existe "algum trabalho feito nesse sentido", sendo necessário "consolidar" esse processo, para o que "será útil" a experiência que Cabo Verde já desenvolveu, com "resultados positivos".

Célia Cruz iniciou hoje uma visita de uma semana a Cabo Verde, durante a qual terá encontros de trabalho com vários responsáveis da administração pública e de estruturas ligadas ao poder local.

A governante visitará igualmente, para conhecer as respectivas experiências, o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), o Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG) e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem