As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Antigo líder do PRS declara apoio a «Nino» Vieira
- 31-May-2005 - 16:32


Alamara Nhassé, líder do Partido da Reconciliação Nacional (PRN) e antigo primeiro-ministro de Kumba Ialá, declarou hoje o seu apoio à candidatura independente do ex- presidente João Bernardo "Nino" Vieira nas eleições presidenciais de 19 de Junho próximo.


Numa conferência de imprensa, Nhassé, que liderou o Partido da Renovação Social (PRS) entre 2000 e 2003, justificou o apoio por considerar que "Nino" Vieira, ainda ausente do país, tem "o perfil adequado para representar o Estado da Guiné-Bissau".

"Tem sentido de responsabilidade e um perfil adequado para representar a Guiné-Bissau como presidente da República, pois pode devolver a reconciliação nacional, a paz e a concórdia", sustentou Nhassé.

O líder do PRN, partido criado em finais de 2004, sublinhou que o ex-presidente, deposto na sequência do conflito militar de 1998/99, tem "um passado" como combatente da liberdade da Pátria, pelo que pode ser considerado "o candidato do consenso".

A declaração de apoio de Nhassé surgiu no quarto dia da campanha para as presidenciais, numa altura em que o "staff" da candidatura de "Nino" Vieira está a preparar o regresso do candidato, cujo paradeiro é alvo das mais variadas especulações.

O regresso de "Nino" Vieira à Guiné-Bissau foi anunciado em várias ocasiões pelos responsáveis pela sua campanha, que nunca explicaram as razões dos sucessivos adiamentos.

Alamara Nhassé foi primeiro-ministro de um dos quatro governos de Kumba Ialá e chefiava o executivo quando o então presidente decidiu, em Novembro de 2002, dissolver o Parlamento, criar um governo de iniciativa presidencial e convocar legislativas antecipadas, que nunca viriam a realizar-se.

Em princípios de 2003, após graves divergências com Kumba Ialá, abandonou a liderança do PRS, que passou a ser assumida interinamente por Alberto Nambeia, e deixou de exercer qualquer actividade política até que, em fins de 2004, fundou o PRN.

As divergências com Kumba Ialá, ambos da etnia Balanta, foram clarificadas a 17 deste mês quando, numa conferência de imprensa, acusou o ex-presidente de estar a utilizar métodos "anti- democráticos" e "intrigas" para criar "confusão no país".

Na ocasião, Nhassé, que foi considerado em tempos o "delfim" de Kumba Ialá, afirmou que o ex-presidente está ser "mal aconselhado" por "pessoas sem escrúpulos", o que, advertiu, vai levá-lo para "um beco sem saída".

Para o ex-primeiro-ministro, Kumba Ialá devia, de uma vez por todas, compreender que a Guiné-Bissau deve passar a aceitar as regras do século XXI, que são o desenvolvimento, cultura do saber, da construção e da democracia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem