Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Faltam recursos para combater indústria do sexo
- 7-Jun-2005 - 19:03


Timor-Leste continua sem conseguir reunir os recursos necessários ao combate da cada vez mais próspera indústria do sexo, designadamente o tráfico de estrangeiros de ambos os sexos, de acordo com documentos a que a Lusa teve acesso.


Os documentos destacam, todavia, que a promiscuidade sexual de natureza heterossexual e homossexual e a falta de hábito no uso de preservativos não se traduzem numa prevalência elevada do HIV/SIDA, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 0,64 por cento, com cinco óbitos entre os 26 casos oficialmente referenciados.

A falta de recursos é referenciada em relatórios elaborados por três entidades diferentes, em que o mais recente, compilado pelo Departamento de Estado norte-americano e divulgado na passada sexta- feira destaca ainda que o governo timorense "deveria concentrar a sua acção na adopção de legislação eficaz, de punição dos traficantes e de protecção das vítimas".

A questão do tráfico surge ainda noutro relatório, elaborado pela Fundação Alola, uma organização não-governamental timorense dirigida por Kirsty Sword-Gusmão, mulher de Xanana Gusmão, que situa em 115 o número de mulheres obrigadas a prostituir-se em Díli provenientes da China (35), Indonésia (30), Tailândia (30) e Filipinas (20).

Estes valores dizem respeito aos inquéritos efectuados na capital timorense no segundo trimestre de 2004, e que serviu de base ao relatório da Fundação Alola, que salienta ser Timor-Leste, presentemente, um país de destino do tráfico para exploração sexual.

No plano legislativo, o Ministério da Justiça, com assessoria técnica de Portugal, está a finalizar a proposta de Código Penal que depois de aprovada em conselho de ministros será submetida a votação no Parlamento Nacional, e que prevê, nesta área, a criminalização do fomento da prostituição.

Para a Fundação Alola este é o momento ideal para desenvolver uma estratégia contra o tráfico humano, que vá ao encontro dos interesses das vítimas e assegure a aprovação de legislação específica.

O terceiro relatório, produzido pela ONG norte-americana Family Health International para o Ministério da Saúde de Timor-Leste, versou os comportamentos de risco em Timor-Leste e os perigos que tais práticas encerram, através de inquéritos a prostitutas, estudantes universitários, motoristas de táxis e militares, num total de 670 entrevistas.

Em declarações à Lusa, o ministro da Saúde, Rui Araújo, considerou que os comportamentos de risco evidenciados por este relatório configuram perspectivas "muito alarmantes".

"O contacto sexual entre pessoas do mesmo sexo é muito alto no país e com a agravante desse contacto sexual ser feito sem protecção.

Por outro lado, as relações sexuais fora do casamento são também muito elevadas e igualmente sem protecção. Estes comportamentos de risco são muito alarmantes", frisou Rui Araújo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem