As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Querem assassinar
O Comércio do Porto

- 25-Jul-2005 - 17:37


Será que, deste vez, pelo menos o Norte (que tanto lhe deve) vai deixar os seus créditos por mãos alheias, permitindo a morte deste centenário Jornal?

A redacção do jornal ’"O Comércio do Porto” está sob ameaça de bomba. Uma bomba que não mata mas fere. Fere porque poderá deixar no desemprego quase uma centena de pessoas (ao que acresce os trabalhadores da parte administrativa e da parte comercial). Conscientes do excelente trabalho que vêm desenvolvendo e consequentemente do produto de qualidade que diariamente colocam nas bancas, os trabalhadores deste centenário jornal estão em estado de choque. Estão eles e, ao contrário do que infelizmente acontece, deveriam estar todos os Jornalistas portugueses.


Por: Redacção do Notícias Lusófonas

A notícia de que no prazo de uma semana este jornal decano da imprensa portuguesa do continente poderá fechar portas deixa consternados todos quantos diariamente se empenham em oferecer aos leitores uma informação actual, séria e rigorosa.

Desde 2 de Junho de 1854 que “O Comércio do Porto” acompanha os principais acontecimentos que marcaram o país, em particular o Porto e a região Norte. A 22 de Novembro de 2001 foi adquirido pelo Grupo Editorial Prensa Ibérica. Desde então o Comércio foi caminhando em passos lentos mas firmes – esta é a convicção daqueles que lutam diariamente por um projecto em que acreditam. E é, igualmente, a convicção de todos aqueles que não têm de se descalçar para contar até doze.

O Grupo Editorial Prensa Ibérica parece disposto a colocar um ponto final numa história que tem ainda muitos capítulos para escrever, desvalorizando que se trata de um trabalho de continuidade que não é alheio às condições de um mercado ferido por uma crise generalizada.

A possibilidade de um eventual comprador viabilizar o projecto está no ar. Oxalá não deixem morrer um projecto que tem um coração (perdão, uma redacção) a bombar de energia.

Os leitores merecem continuar a ler “O Comércio do Porto”.

Pena é que, enquanto os políticos portugueses discutem à volta de uma mesa bem recheada, os trabalhadores deste excelente Jornal corram o risco de não ter pão na mesa.

Pena é que, enquanto a Autoridade da Concorrência (de)libera macronegócios na Imprensa portuguesa, “O Comércio do Porto” não mereça a atenção que a todos os títulos lhe é devida.

Pena é que, enquanto a Alta Autoridade para a Comunicação Social olha para o seu umbigo, “O Comércio do Porto” enfrente a cruel e acéfala lei do deve e do haver.

Pena é que, pelo menos até agora, os agentes económicos do Norte (que tanto devem ao Jornal) nada tenham feito para evitar a catástrofe anunciada.

Pena é que, pelo menos até agora, os agentes políticos, culturais e sociais do Norte (que tanto devem ao Jornal) nada tenham feito para travar o anunciado fecho.

Será que, deste vez, o Norte (que tanto deve ao Jornal) vai deixar os seus créditos por mãos alheias, permitindo a morte de “O Comércio do Porto”?


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem