Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
São Tomé e Príncipe
de novo em bolandas?

- 10-Sep-2005 - 12:43

Depois do MLSTP/PSD ter acusado o presidente Fradique de Menezes de violar as normas Constitucionais ao participar nas jornadas políticas do MDFM/PL, na oposição, em pré-campanha para as legislativas de 2006, eis que surgem novas e preocupantes notícias com o presidente como uma das personagens principais. De acordo com notícias veiculadas por uma agência africana de informação e oriundas de São Tomé, o presidente santomense terá afirmado, no decorrer do 29º aniversário das Forças Armadas, que determinadas forças estão a tentar levar a efeito um Coup d' État (Golpe de Estado – mais um) contra a sua presidência.


Por Eugénio Costa Almeida
Mestre em Relações Internacionais e Doutorando em Ciências Sociais


Fradique chega mesmo a apontar nomes que têm sido pressionadas para executar aquele eventual plano. Segundo o presidente “os tenentes-coronéis Óscar Sacramento e Sousa e Idalécio Pachire, respectivamente ministro da Defesa e Ordem Interna e comandante do Exército, têm resistido a todo o tipo de pressões para o derrubar” elogiando-os por conseguirem se manter a manter de cabeça fria e imunes aos diferentes tipos de suborno.

Talvez por isso, – ou por causa disso –, também não deixou de elogiar a cooperação militar com Portugal, França, Angola, Nigéria, EUA e Taiwan na modernização e reorganização das forças militarizadas santomenses.

Ou seja, perante este cenário, onde parecer haver quem deseje a contínua desestabilização deste arquipélago equatorial – um verdadeiro ponto estratégico na rota Norte-Sul, onde os EUA estudam a possibilidade de colocar uma base naval –, perspectiva-se no horizonte mais um conflito diplomático entre Angola e Nigéria para ver qual dos dois consegue sossegar e acalmar as forças político-militares em terreno.

E com isto outros haverão que estão jogando discretamente algumas peças no xadrez que é o Golfo centro-africano mas deixando o ónus para aquelas duas emergentes potências regionais africanas e candidatas a um hipotético lugar permanente num, cada vez mais hipotético, Conselho de Segurança alargado.

É que alguns ainda não esqueceram que foram a CPLP, principalmente, e Angola e Nigéria, em particular, que evitaram e solucionaram a sublevação “Búfalo” de 16 de Julho de 2003.

Por outro lado não esqueçamos que São Tomé e Nigéria estão a renegociar o acordo de exploração petrolífera e que também se adivinham novos e, desta feita, proveitosos contratos.

Estará em causa qualquer coisa como 280 milhões de dólares para exploração de 5 blocos petrolíferos a serem divididos “fraternalmente” entre a Nigéria (tem direito a 60% dos proventos da exploração) e São Tomé e Príncipe (40%).

E nos tempos que correm… que mais é necessário para desestabilizar as forças castrenses, a depauperada economia, ou a estabilidade (?) política nas paradisíacas ilhas verdes?


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem