As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Angola e Namíbia reactivam comissão bilateral
- 8-Oct-2005 - 16:48


Os governos de Angola e da Namíbia assinaram um acordo que acaba com a exigência de vistos para a passagem de cidadãos dos dois países pela fronteira comum, numa medida que visa fomentar as relações bilaterais.


O acordo foi assinado em Luanda, no final dos trabalhos da Comissão Bilateral Angola/Namíbia, que decorreu desde quinta-feira em Luanda, na sequência da reactivação deste órgão que estava paralisado desde 1994.

As delegações dos dois países vizinhos - a fronteira sul de Angola faz fronteira com o norte da Namíbia - assinaram ainda acordos relativos à abertura de novos postos fronteiriços.

Para o ministro Botelho de Vasconcelos, que liderou a delegação angolana, a assinatura destes acordos "traduz o fortalecimento da cooperação existente, no intuito de se melhorarem as condições de vida das populações, proporcionando-lhes um futuro próspero".

Uma ideia também defendida por John Pandeni, que chefiou a delegação namibiana, para quem a assinatura dos acordos de supressão dos vistos e de abertura de novos postos fronteiriços são factores que vão "impulsionar" as relações de cooperação entre os dois países.

A cooperação no domínio do audiovisual foi também decidida durante os trabalhos desta comissão bilateral, tendo sido assinado um acordo nesse sentido entre a Rádio Nacional de Angola e a Namíbia Broadcasting Corporation.

A Comissão Bilateral Angola/Namíbia foi criada em 1991 para promover as relações de cooperação entre os dois países, mas as suas actividades foram suspensas em 1994 devido ao conflito armado em Angola.

Os governos dos dois países decidiram reactivar esta comissão, tendo a reunião agora realizada em Luanda sido a segunda da história deste órgão.

Os trabalhos abordaram questões relacionadas com a energia, águas, agricultura, pescas, comércio e defesa, entre outros sectores.

Os dois países estão a estudar a possibilidade de construírem um empreendimento hidroeléctrico conjunto, tendo também em análise projectos de electrificação de municípios nas províncias angolanas do Cunene e do Cuando Cubango, no sul do país, que fazem fronteira com a Namíbia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem