As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Electra assina acordo com trabalhadores e sindicatos
- 23-Nov-2005 - 17:44


A Electra, a única empresa de energia e água de Cabo Verde, assinou hoje o primeiro acordo colectivo de trabalho com os funcionários, introduzindo melhorias que não estavam ainda consagradas na lei do arquipélago.


As negociações com os sindicatos, que representam cerca de 90 por cento dos trabalhadores daquela empresa, decorriam desde segunda-feira.

O sindicalista Julião Varela, do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio Agricultura e Pescas (SISCAP), afirmou que o acordo representa várias conquistas dos trabalhadores.

Varela apontou como exemplo para as referidas conquistas a questão da gestão das carreiras, do reajustamento salarial, que passará a ser discutido anualmente, e algumas cláusulas que "não existem em termos de legislação laboral no país".

"Algumas regalias incluídas neste acordo nem na legislação laboral do país estão contempladas, como é o caso de subsídios de férias, atribuição do 13º mês, subsídios de energia e ainda regime especial para trabalhadores estudantes", explicou.

Os restantes sindicatos que não assinaram o documento afirmam que o documento "chegou tarde" e, por isso, "é preciso analisá-lo com mais calma", mas não recusam assiná-lo proximamente.

No entanto, a principal crítica dos sindicatos que ainda não assinaram o acordo prende-se com a alegada "falta da cláusula relativa à segurança no trabalho", tendo em conta a natureza do trabalho da empresa.

Rui Santos, presidente do conselho de administração da Electra afirmou, em resposta aos sindicatos que se mantiveram fora do acordo, que o documento "vai ser melhorado", nomeadamente na questão das ajudas de custo e a área de segurança do trabalho será igualmente discutida.

A Electra, detida em 51 por cento pelo consórcio português constituído pela EDP e Águas de Portugal (AdP), tem 658 trabalhadores e 74 por cento destes aderiram ao acordo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem