Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Círculo de Reflexão defende dimensão universalista para Lusofonia
- 23-Nov-2005 - 19:43


O presidente do Círculo de Reflexão Lusófona, professor Ernâni Lopes, defendeu hoje que a Lusofonia deve ter como base uma dimensão universalista, essencial para o futuro dos oito países da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).


"Nós só seremos nós, quando formos além de nós", afirmou o professor Ernâni Lopes, na abertura da conferência, intitulada "30 anos das Independências dos Países de Língua Oficial Portuguesa. O papel estratégico da CPLP: da descolonização à construção do futuro", que decorreu na Assembleia da República portuguesa.

A expressão é uma "maneira sintética de exprimir a dimensão universalista da visão que, inicialmente portuguesa, hoje é dos povos da lusofonia", explicou.

"É passar para o século XXI aquilo que Jaime Cortesão chamava o "humanismo universalista dos portuguesesÈ. É sobre esta matriz ter uma leitura de prospectiva, para lançar para a frente [a lusofonia], atraindo as jovens gerações e dando-lhes uma razão de ser para o futuro", acrescentou o professor.

No entanto, isso só será possível se for compreendido o "significado da nova configuração geopolítica saída das Independências", se forem extraídas as consequências e impulsionado o potencial da lusofonia como "essencial para o futuro" da CPLP e diásporas espalhadas pelo mundo.

Para "corrigir" erros do passado, o Círculo de Reflexão Lusófona apresentou durante a conferência um documento, intitulado "Nos 30 anos das Independências, 30 teses sobre a Lusofonia", que propõe, nomeadamente, linhas de orientação para o futuro.

A análise sugere que a Lusofonia seja uma consciência sócio-cultural colectiva e multinacional, uma plataforma de projecção global de poder (uma estrutura politicamente organizada que permita a criação de novas sinergias no Sistema de Relações Internacionais) e uma força geradora de mais-valias para todos.

"A principal sabedoria é transformar este parentesco linguístico em acção, em cooperação mutuamente vantajosa, em acções concretas para o desenvolvimento", afirmou, por seu lado, Assunção dos Anjos, Presidente do Conselho Superior do Círculo de Reflexão Lusófona e embaixador de Angola em Portugal.

Questionado sobre o que falta à Lusofonia, o secretário- executivo da CPLP, o cabo-verdiano Luís Fonseca, defendeu a necessidade de definir o conceito.

"Há necessidade de reflectirmos e assentarmos com clareza este conceito da lusofonia, porque tem significados diferentes, dependendo da pessoa que a ela se está a referir e isso pode ter consequências na forma com vemos as instituições designadamente a CPLP", afirmou.

"É um conceito que precisa de ser aprofundado e discutido de maneira a que ele seja apropriado e defendido por parte dos cidadãos e transmitido às gerações mais novas", acrescentou o embaixador Luís Fonseca.

O Círculo de Reflexão Lusófona foi criado em 2004 com o objectivo de impulsionar relações de cooperação com países de língua portuguesa, visando o desenvolvimento.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem