Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Primeiro-ministro considera prioritário combate ao VIH/SIDA
- 29-Nov-2005 - 13:44


O primeiro-ministro angolano, Fernando Dias dos Santos "Nandó", definiu hoje como prioridade na agenda do governo de Angola o combate ao VIH/SIDA e às doenças sexualmente transmissíveis.


O primeiro-ministro angolano discursava na abertura do primeiro congresso sobre as Infecções de Transmissão Sexual e VIH/SIDA na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre na capital angolana, numa iniciativa da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

Segundo Fernando Dias dos Santos, "a falta de infra- estruturas, a fraca disseminação e informação sobre o VIH/SIDA e as infecções sexualmente transmissíveis, a insuficiência de recursos humanos qualificados, a escassez de testes para o rastreio do VIH e de recursos financeiros são algumas das dificuldades que constituem barreiras à extensão da política nacional nesse domínio".

"A pandemia pode ser controlada e mesmo revertida se redobrarmos os nossos esforços com vista ao seu combate. O flagelo e a propagação do HIV/SIDA e das infecções transmissíveis sexualmente constituem grande ameaça para o desenvolvimento dos nossos países", referiu "Nandó".

Na sua intervenção, o primeiro-ministro apelou ainda para adopção de "medidas urgentes e eficazes" para o controlo e a prevenção destas doenças.

"Um outro aspecto que deve ser examinado prende-se com a protecção social dos órfãos, cujos pais faleceram de doenças relacionadas com o VIH/SIDA", frisou.

Nesse sentido, defendeu a aplicação das políticas e das estratégias para a prevenção, controlo, tratamento e a investigação do VIH/SIDA e das infecções transmissíveis sexualmente estabelecidas no acordo de cooperação da CPLP.

O congresso que termina sexta-feira e decorre sob o lema "Unidos por uma vida saudável", debate em vários painéis questões como a situação epidemiológica actual das Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e VIH/SIDA nos países da CPLP e as estratégias de prevenção e controlo, além do tema adolescentes e jovens versus ITS e SIDA.

Dados oficiais indicam que Angola tem a mais baixa taxa de incidência do VIH/SIDA entre os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), mas em meados de 2004, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), anunciou que o número de novos casos de SIDA em Angola poderá crescer de 21 mil em 2001 para 45 a 49 mil em 2005.

Segundo esta agência da ONU, a prevalência do vírus em Angola poderá aumentar de 5,7 por cento em 2001 para 9,96 por cento em 2005, admitindo que poderá atingir 18,8 por cento em 2010.

Caso estas projecções venham a confirmar-se, o número de seropositivos em Angola poderá passar de 344 mil em 2001 para 749 mil em 2005, atingindo 1,6 milhões em 2010.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem