Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Visita de Freitas do Amaral põe ponto final na questão dos vistos
- 30-Nov-2005 - 14:02


A questão dos vistos, a cooperação e o investimento português em Angola são os principais temas da agenda da visita oficial que o chefe da diplomacia portuguesa, Diogo Freitas do Amaral, realiza entre quinta-feira e sábado a Luanda.


Freitas do Amaral inicia a viagem oficial a Angola com uma visita ao Consulado Geral de Portugal em Luanda "para marcar o fim da história dos vistos", afirmou à Agência Lusa Carneiro Jacinto, porta- voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

No passado mês de Outubro, o Governo angolano acusou o Consulado Geral de Portugal em Luanda de "humilhar" os cidadãos angolanos que pretendem obter vistos de entrada em Portugal.

Na sequência da acusação, o embaixador português em Angola, Francisco Xavier Esteves, frisou não existir qualquer alteração na política portuguesa para restringir o acesso de cidadãos angolanos a Portugal, explicando que os problemas surgidos com a atribuição de vistos resultaram de "dificuldades de funcionamento" devido a um inquérito interno, que culminou com a suspensão de quatro funcionários.

No âmbito da cooperação bilateral, o ministro português anunciará "dez novidades na cooperação entre Portugal e Angola", afirmou Carneiro Jacinto, sem especificar "as novidades".

Freitas do Amaral também abordará as questões relacionadas com o investimento português naquele país africano, tendo previsto uma reunião, seguida de um almoço, com empresários portugueses.

O investimento português em Angola foi um dos temas abordados pelo Presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, durante a sua deslocação a Luanda a 11 de Novembro para participar nas comemorações dos 30 anos de independência de Angola.

Na semana passada, uma missão empresarial portuguesa também se deslocou a Luanda para identificar novas oportunidades de negócio.

Além da visita ao Consulado Geral de Portugal em Luanda, na quinta-feira Freitas do Amaral reúne-se com o ministro das Relações Exteriores angolano, João Miranda, e com o presidente da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida.

Na sexta-feira, o chefe da diplomacia portuguesa tem previsto um encontro com o ministro do Petróleo angolano, Desidério da Graça Veríssimo, e uma visita ao Instituto Nacional de Estudos Judiciários, acompanhada pelo ministro da Justiça angolano, Manuel Miguel Aragão.

Durante a manhã de sexta-feira, Freitas do Amaral fará ainda uma visita de cortesia ao primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó".

À tarde, Freitas do Amaral participa numa conferência na Universidade Agostinho Neto, dedicada às relações entre a União Europeia e África.

No sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros português tem previsto encontros com a comunidade portuguesa e com o cardeal D. Alexandre do Nascimento, devendo ainda visitar a Escola Portuguesa de Luanda.

Alguns destes encontros estiveram previstos para Julho, quando chefe da diplomacia portuguesa esteve em Luanda para participar na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas problemas de saúde obrigaram-no a antecipar o seu regresso a Portugal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem