As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Trienal de Luanda inaugura cinco novos espaços para exposições de arte
- 12-Dec-2005 - 18:43


A organização da Trienal de Arte de Luanda inaugurou hoje na capital angolana cinco novos espaços para exposição de obras e exibição de espectáculos de arte contemporânea, em que serão apresentados os trabalhos de preparação daquele evento.


A inauguração destes cinco novos espaços, onde estará patente até 13 de Janeiro uma mostra intitulada 'Dipanda Forever', pretende assinalar o fim do projecto de preparação da I Trienal de Luanda, cujo início está previsto para Março de 2006.

"Foi privilegiada nestas exibições a descrição dos sistemas e as actividades que têm vindo a ser desenvolvidas para a preparação da trienal", salientou uma fonte ligada à iniciativa.

Nessa perspectiva, será possível admirar nos cinco locais, todos situados no centro de Luanda, diferentes manifestações de arte contemporânea, desde a música à literatura, passando pela escultura, pintura e dança.

"A inauguração destes espaços é um ensaio geral dos projectos e programas que serão exibidos na Trienal de Luanda", acrescentou a fonte.

No primeiro destes novos espaços está em exibição um vídeo com uma selecção de 480 peças de arte da autoria de artistas de 26 países africanos, estando ainda patente um painel com os nomes dos artistas que vão participar no projecto de divulgação da música contemporânea angolana no âmbito da trienal.

O segundo espaço tem em exposição os projectos de arquitectura relativos aos trabalhos realizados para a recuperação dos locais que vão ser utilizados na Trienal de Luanda, enquanto o terceiro espaço apresenta o projecto de literatura, contando ainda com um painel dedicado ao escritor angolano Agostinho Neto, que foi o primeiro presidente do país.

No quarto espaço está em exibição o projecto de educação que a Trienal de Luanda tem vindo a realizar em algumas escolas com alunos entre os cinco e os dez anos para despertar o interesse pelas artes plásticas.

O quinto espaço apresenta o projecto de cinema desenvolvido pelo cineasta angolano Orlando Fortunato, contando ainda com um painel onde se encontram os nomes dos 50 artistas plásticos que vão exibir as suas obras na Trienal de Luanda.

Esta iniciativa cultural, do artista plástico angolano Fernando Alvim, visa reunir um conjunto de obras e artistas para divulgar o que os criadores angolanos produziram ao longo das três décadas de independência do país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem