Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Brasil integra listas negras do relatório norte-americano sobre narcotráfico
- 4-Mar-2003 - 17:51

O Brasil aparece como canal de trânsito de drogas, fornecedor de agentes químicos para a produção de drogas e ponto de lavagem de dinheiro no relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre o narcotráfico.


O documento, divulgado nesta segunda-feira, em Washington, mostra que a maior parte da droga consumida ou exportada pelo Brasil é oriunda da Bolívia.

No entanto, em entrevista publicada hoje pela Folha de São Paulo, o secretário-assistente de Estado norte-americano, Paul Simons, disse que, "ao longo dos anos, os traficantes desenvolveram um grande mercado consumidor" no Brasil, e que isto deveria preocupar as autoridades locais.

Na entrevista, Simons compara o crescimento do consumo da cocaína no Brasil com o que ocorreu na Tailândia em relação à heroína.

O relatório do Departamento de Estado, o documento mais completo produzido nos Estados Unidos sobre o tráfico de drogas no mundo, afirma que o Brasil vem se transformando em base para laboratórios de processamento de cocaína.

Isto ocorre devido à facilidade com que os traficantes obtêm material químico para o refino da droga no país, revela o estudo.

O documento diz ainda que, com exceção do cultivo da maconha para consumo interno, não há plantações significativas de drogas ilícitas no Brasil.

De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, Simons fez questão de frisar que "a lavagem de dinheiro continua sendo um dos principais mecanismos de financiamento de atividades terroristas", e que "os traficantes no Brasil tornaram-se um problema extremamente sério".

Paul Simons não quis comentar, entretanto, o fato de o principal traficante brasileiro, conhecido por Fernandinho Beira-Mar, continuar comandando ações criminosas de dentro de prisões de segurança máxima.

Beira-Mar é o líder da facção criminosa Comando Vermelho, responsável pela onda de terror que tomou conta do Rio de Janeiro na semana passada.

A escalada da violência fez com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizasse que as Forças Armadas atuassem no Rio de Janeiro para garantir a segurança da população durante o Carnaval.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem