As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Portugueses partilham organização da festa dos 400 anos do Ceará
- 12-Mar-2003 - 19:13

O governo do Ceará e várias entidades da comunidade portuguesa vão promover uma série de eventos ao longo deste ano para celebrar os 400 anos da criação deste Estado brasileiro.


Um dos organizadores, o presidente da Câmara Brasil- Portugal de Comércio, Indústria e Turismo no Ceará (CBP- CE), Rômulo Soares, informou que o programa está em fase de preparação, embora estejam já definidas várias actividades.

Entre os destaques da programação está um seminário sobre negócios e cooperação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 17 de Julho, envolvendo representantes oficiais e do sector privado.

No dia 10 de Junho, terão lugar debates sobre a participação dos portugueses no desenvolvimento do Ceará e realizar-se-á uma homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As actividades culturais começaram com a apresentação da Companhia de Dança de Lisboa (CDL), no último fim-de-semana, nas cidades de Fortaleza e de Sobral.

No dia 25 de Abril decorrerá uma homenagem à Revolução dos Cravos, com a apresentação, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, do filme "Capitães de Abril", da cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que trabalhou como actriz em películas como "Pulp Fiction" e "Henry e June".

Segundo o cônsul honorário de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão, do programa constam ainda três apresentações da Orquestra Filarmónica de Águeda (Portugal), com 70 músicos, em Fortaleza, Aracati e Sobral, nos dias 05, 06 e 07 de Abril.

Na área da Educação, foi criado o Projeto Origens, com o objectivo de traçar o mapa genealógico dos portugueses no Ceará e gravar o nome das diversas famílias num monumento erguido na Praça Portugal, em Fortaleza.

"A ideia do evento conjunto é resgatar a contribuição dos portugueses na formação do Ceará", observou Rômulo Soares.

Soares informou também que, durante o seminário da CPLP, vai apresentar o resultado de uma pesquisa detalhada sobre os investimentos portugueses no Ceará.

Além dos festejos, o presidente da CBP-CE está a preparar uma agenda de negócios, que inclui a visita de uma missão de empresários portugueses a Fortaleza, no fim do ano, a qual será retribuída com a viagem de empresários cearenses a Portugal.

De acordo com Rômulo Soares, anualmente visitam o Ceará cerca de 40 mil portugueses, sendo Portugal o segundo maior importador de produtos daquele Estado brasileiro.

Em 2002, Portugal registou um défice de 413 milhões de dólares no comércio com o Brasil, com as exportações cifradas em 168,7 milhões de dólares e as importações em 581,7 milhões de dólares.

Nas trocas com o Ceará, Portugal foi deficitário em 13.700 milhões de dólares: comprou 14,6 milhões de dólares (9,43% acima do montante registado em 2001) e vendeu 863.900 dólares.

O Ceará foi fundado oficialmente em 31 de Junho de 1603, pelo capitão-mor Pêro Coelho de Sousa.

Todavia, a exemplo de Pernambuco, o Ceará reivindica a sua descoberta pelo navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón, em Janeiro de 1501, três meses antes de Pedro Álvares Cabral ter chegado à costa brasileira.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem