Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Imigrantes ilegais no Canadá receberam ordens de repatriamento
- 22-Mar-2006 - 14:25


Famílias portuguesas em situação ilegal receberam ordens de repatriamento em Março, no âmbito do maior rigor da política de imigração canadiana, indicaram terça-feira o canal de televisão CBC e um grande jornal de Toronto.


"Trabalhadores... mas ilegais e não mais bem-vindos - Famílias portuguesas apanhadas em acções de detenção da Imigração", referiu o diário de grande expansão "Toronto Star" a 21 de Março em manchete.

O artigo revelou que "trabalhadores ilegais na economia subterrânea de Toronto estão a ser deportados na sequência do abandono pelo novo Governo conservador do plano de amnistia [do Partido] liberal".

O mesmo jornal destacou a situação da comunidade lusa em Toronto, a qual conta "mais de 15.000 emigrantes indocumentados a trabalhar sobretudo no sector da construção" e relata o caso de uma família portuguesa, de apelido Ferreira, que recebeu sexta-feira, 17 de Março, uma ordem para sair do país até ao próximo domingo.

Segundo aquele diário de Toronto, a detecção da situação irregular da família Ferreira, a viver há quase sete anos no Canadá, teve origem no arranque do seu próprio processo de legalização.

É que, na sequência das garantias dadas pelo anterior ministro da Imigração, Joe Volpe, de que solucionaria os casos dos imigrantes ilegais, a família Ferreira abriu um processo de legalização.

O processo, em que a família portuguesa invoca o estatuto de refugiado, acabou por ser recusado pelas autoridades, assim como os recursos que se seguiram.

A CBC também abordou o retrocesso do novo Governo federal (do Partido Conservador) na resolução da imigração ilegal, numa entrevista ao actual ministro da tutela, Monte Solberg, o qual afirma que esta "não é uma prioridade".

O bloco informativo da CBC transmitiu ainda uma reportagem realizada no bairro português de Toronto, que está a viver momentos de agitação à medida que vão conhecendo os casos de famílias afectadas.

O Embaixador de Portugal no Canadá, João Silveira de Carvalho, recebeu, em Fevereiro, uma carta do Ministério da Imigração canadiano, informando que serão repatriados todos os emigrantes portugueses indocumentados que forem interceptados pelas autoridades.

O diplomata referiu à Agência Lusa que os termos da missiva indicavam um endurecimento da política de imigração canadiana face ao anterior governo federal, mas recusou a ideia de que seja uma acção dirigida especificamente aos portugueses, considerando que visará a generalidade dos emigrantes indocumentados no Canadá.

O embaixador de Portugal pediu ainda à comunidade portuguesa no Canadá para evitar comportamentos de risco que possam conduzir a processos de deportação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem