As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Governo admite «penúria alimentar» e pede ajuda internacional
- 21-Apr-2006 - 16:07


O governo guineense admitiu hoje a existência de "penúria alimentar" no sul do país, devido a dificuldades que as populações estão a enfrentar e lançou um pedido de ajuda internacional.


Em conferência de imprensa, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Sola N'Quilin, disse que a situação de penúria alimentar se verifica nas regiões de Bolama/Bijagós, Quinara e Tombali, todas situadas no sul do país.

Segundo o ministro da Agricultura guineense, 32 mil agregados familiares das três regiões estão "sem comida e meios de produção", podendo enfrentar "situações mais gravosas" se não forem apoiados nos próximos tempos.

O fecho natural dos diques condutores de caudal de água doce que "rega" as "bolanhas" (arrozais), o que favorece a salinização, bem como as pragas e doenças nas culturas, são os factores apontados por Sola N'Quilin para justificar a "penúria alimentar" nas três regiões.

"Das constatações efectuadas pelos técnicos do serviço de protecção vegetal nas três regiões, calcula-se que cerca de 70 por cento de áreas cultiváveis foram prejudicadas por factores como falta de chuva, pragas, invasão das 'bolanhas' pela água salgada e doenças", nas culturas, indicou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural que, recentemente, efectuou um périplo pelas zonas de maior produção agrícola do país.

A zona sul da Guiné-Bissau, que abrange as três regiões agora declaradas com escassez de alimentos, é tida como o "celeiro" do país, devido a quantidade da produção agrícola, nomeadamente do arroz.

No entanto, Sola N'Quilin afirmou hoje que a situação "é extremamente grave" por aquilo que pôde verificar, pois falta comida e utensílios de lavoura em quase todas as "tabancas" aldeias das três regiões que visitou, numa área em que vivem cerca de 32 mil famílias.

Nos cálculos "por alto" e em situação normal, as três regiões produzem cerca de 62 mil toneladas de arroz, principal produto da dieta alimentar dos guineenses, mas neste momento não conseguem nem metade desse montante.

O governante lançou, em nome do governo, um apelo direccionado, sobretudo, aos doadores internacionais, nomeadamente ao Programa Alimentar Mundial (PAM) no sentido de ajudar as populações, devido ao aproximar da época do trabalho agrícola.

Por outro lado, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou que o governo vai apresentar aos doadores um Programa de Emergência para a recuperação de campos agrícolas no sul do país, solicitando, ao mesmo tempo, que seja accionado o programa do PAM "Comida para Trabalho".

É a primeira vez que o governo admite a situação de "penúria alimentar" numa zona do país, embora, em várias ocasiões, algumas populações tenham já pedido ajuda alimentar.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem