As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Empresários pedem mais determinação nas reformas económicas
- 5-May-2006 - 18:51


A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) exortou hoje o governo a ser "mais determinado" na supressão dos entraves aos negócios, incluindo as dificuldades no acesso à terra e ao licenciamento.


Falando hoje no encerramento da 9ª Conferência Anual do Sector Privado, que juntou cerca de 700 empresários de todo o país, o director executivo da CTA, Sérgio Chitará afirmou que "as reformas que estão a ser impulsionadas pelo governo para a criação de um bom ambiente de negócios no país devem prosseguir com mais determinação".

Considerando "positivas e encorajadoras" as medidas até aqui materializadas pelo governo para os investimentos no país, com ênfase na aprovação de mais pacotes legislativos, Chitará observou que "muito ainda falta fazer".

Entre as decisões que o executivo deve tomar, o director executivo da CTA, que congrega mais de 25 associações empresariais, destacou a remoção dos actos administrativos necessários ao licenciamento comercial e a criação de mecanismos de facilitação no acesso à terra.

A revisão da actual lei do trabalho, reputada pelo investidores como excessivamente pró-trabalhista e contrária à geração de mais empregos, e a suavização da carga fiscal, que, segundo os empresários absorve 50,9 por cento dos lucros brutos das empresas, integram ainda a lista de reformas a tomar em conta pelo executivo, acrescentou Sérgio Chitará.

"Intensificar a criação de infra-estruturas de comunicação, nomeadamente estradas e pontes e alargar a rede de telecomunicações, como pressupostos para a diminuição dos custos de operação nos negócios, são outras das acções que os empresários querem ver a acontecer", sublinhou Sérgio Chitará.

A primeira-ministra de Moçambique, Luísa Diogo, vincou o compromisso do seu governo na criação de um melhor ambiente de negócios em Moçambique, tendo em vista a captação de mais investimento nacional e estrangeiro.

Nesse sentido, Diogo apontou a diminuição de procedimentos exigidos à abertura de empresas no país e a prestação de apoios a sectores que garantem a produção de bens em que Moçambique apresenta vantagens comparativas, tais como minérios, aquacultura, energia, entre outros.

"Reafirmámos a nossa determinação na remoção de obstáculos ao investimento privado no país", sublinhou a governante.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem