Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Comissão de inquérito quer entender as forças armadas
- 14-May-2006 - 15:18


A comissão de inquérito criada em Timor- Leste para ouvir as queixas dos militares contestatários pretende ver até que ponto a formação militar corresponde às necessidades do país, disse hoje a sua presidente, a ministra de Estado Ana Pessoa.


A denominada Comissão de Notáveis integra representantes dos quatro órgãos de soberania, Igreja Católica e sociedade civil e foi criada para apurar a veracidade das alegações referidas numa petição subscrita em Janeiro passado pelos ex-militares, iniciativa que espoletou a actual crise político-militar em Timor-Leste.

Além dos inquéritos que vão ser feitos à maioria dos 595 peticionários (como são chamados os subscritores do documento), a comissão pretende acompanhar a vida no interior dos quartéis para melhor se entender a instituição Falintil-Forças de Defesa de Timor- Leste (F-FDTL).

"Nós iremos procurar ver também o dia-a-dia dos nossos militares nos quartéis, ver o que fazem desde de manhã até ao anoitecer, para entendermos a própria instituição, até que ponto é que a formação dada tem em conta a nossa realidade, mesmo em termos de mentalidade, em termos de nos adequarmos àquilo que é demandado pelo militar profissional", acrescentou Ana Pessoa.

"Para nós é essencial entender a instituição e, na medida do possível, se tivermos dados bastantes, fazer recomendações para a melhoria da instituição F-FDTL", precisou.

Segunda-feira, os 10 membros da Comissão de Notáveis deslocam- se a Maliana, no distrito de Bobonaro, para ouvir 51 peticionários.

"Em princípio, terça-feira iremos ao distrito de Liquiça, onde há também um número razoável de peticionários dispostos a falar.

Depois temos também alguns dispostos a falar no distrito de Covalima e outros no de Oecussi", adiantou.

O elevado número de peticionários concentrados nos distritos de Ermera e Aileu está a ser encarado de forma diversa. A comissão está a trabalhar no sentido de eles poderem ir primeiro para os respectivos distritos e só depois ouvi-los, referiu Ana Pessoa.

"O trabalho está a ser feito. Demora algum tempo", assinalou.

O mandato da Comissão de Notáveis, empossada pelo primeiro- ministro Mari Alkatiri no passado dia 05, é de três meses e, para além das entrevistas, visitas a quartéis e audição ao comando das F-FDTL, o seu trabalho contempla a leitura e análise de vários documentos, designadamente os relativos a outras comissões de inquérito às forças armadas, processos disciplinares existentes e dados do recrutamento.

Os 595 militares contestatários, que correspondem a cerca de 40 por cento do total de efectivos das F-FDTL, são considerados civis desde o passado dia 01 de Março pelo comandante das F-FDTL, brigadeiro- general Taur Matan Ruak, por terem abandonado as respectivas unidades.

Maioritariamente naturais dos 10 distritos mais ocidentais do país, pelo que se auto-denominam "loromonu", por oposição aos "lorosae", nativos dos três distritos da zona leste, aqueles ex- militares realizaram a 24 de Abril passado uma manifestação que cinco dias depois degenerou em confrontos violentos na capital timorense.

Na base da convocação da manifestação, e no texto da petição que subscreveram, figuram queixas de alegada discriminação de natureza étnica, com reflexos no acesso a promoções.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem