As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
25 toneladas de camarão roubadas em empresa de aquacultura
- 26-May-2006 - 13:59


Uma empresa de aquacultura, de capitais alemães, denunciou o roubo de 25 toneladas de camarão criado nas suas 130 piscinas de reprodução de mariscos em Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.


A quantidade de camarão do tipo tigre preto retirado apenas no mês de Abril corresponde a cinco meses de trabalho e é superior à produção normal da empresa, o que poderá comprometer a continuidade do empreendimento, disse o director da Indian Ocean Aquaculture (OIA, na sigla em inglês), Marco Moya.

Falando no decurso da vista do governador da província de Cabo Delgado à OIA, Moya acusou a população de roubar também dois mil litros de gasóleo da empresa em três meses e queixou-se da falta de segurança no posto administrativo costeiro pertencente a Mizé, no distrito de Pemba-Metuge, onde está instalada a unidade de aquacultura.

A OIA possui 400 hectares de terra naquela região de Moçambique, onde reproduz mais de uma centena de camarão, num empreendimento inicialmente previsto para 30 anos.

No último mês, disse, a segurança na região ficou ameaçada depois de aparecerem grupos constituídos entre 12 e 15 elementos muito agressivos que entraram em conflitos com os guardas da empresa.

"Estamos a atingir um ponto em que haverá conflito muito sério entre os nossos vigilantes e a população", acautelou o responsável, admitindo a possibilidade de existência de vítimas, caso a situação prevaleça.

Reagindo, um líder comunitário negou que a população do distrito de Pemba-Metuge tenha perpetrado o roubo do camarão, acusando "alguém de dentro" da empresa de pretender "enriquecer em pouco tempo".

"O problema está aqui dentro. Alguém quer enriquecer em pouco tempo e estragar o investimento que já estava a ser feito e a dar sinais positivos em termos de redução de desemprego e dependência", disse.

"Em Mizé não há quem possa ter roubado 25 toneladas de camarão", acrescentou.

O governador da província de Cabo Delgado, Lázaro Mate, nomeou uma comissão, chefiada pelo director provincial da Agricultura, que irá trabalhar com a OIA para apurar as circunstâncias do roubo.

Em 2005, as três empresas de aquacultura que operam em Moçambique exportaram 900 toneladas de camarão para os mercados europeu, norte-americano e asiático, enquanto o sector pesqueiro exportou dez mais vezes mais.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem