As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Falta de meios financeiros cria dificuldades à cimeira em Bissau
- 28-Jun-2006 - 18:09


A falta de meios financeiros está a criar "grandes dificuldades" para programar sobretudo os eventos culturais que decorrerão paralelamente à VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, disse hoje fonte oficial.


Segundo Jacira Gomes, Relações Públicas e porta-voz da Comissão Nacional Preparatória do Secretariado Executivo da VI Cimeira da Comunidade de países de Língua Portuguesa (CPLP), evento que decorrerá de 12 a 17 de Julho próximo em Bissau, só foi possível até agora concretizar algumas das iniciativas pensadas por falta de garantia de financiamento.

"Não há dinheiro e estamos a pouco mais de três semanas da Cimeira. Chegaram algumas verbas, nomeadamente do Brasil e China, mas é insuficiente", sublinhou Jacira Gomes, lamentando a impossibilidade de avançar dados concretos sobre a cimeira por essa mesma razão.

Naquela data, a CPLP completará dez anos de existência (foi criada a 17 de Julho de 1996) e está prevista a realização de uma série de iniciativas lúdicas para celebrar a efeméride.

A porta-voz escusou-se a avançar dados de cariz político, nomeadamente em relação à confirmação da presença dos oito chefes de Estado que se deslocarão a Bissau, incluindo o da Guiné Equatorial, país que, segundo o secretário-executivo da CPLP, Luís Fonseca, poderá vir a integrar a organização com o estatuto de "observador associado".

A porta-voz também não soube adiantar o total de participantes na cimeira, uma vez que nenhum dos oito países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - respondeu ainda a uma solicitação feita nesse sentido pela comissão preparatória da cimeira.

Na parte cultural, adiantou, já foram canceladas algumas iniciativas e outras correm o risco de seguir o mesmo caminho.

Para já, segundo Jacira Gomes, todas as rádios guineenses, públicas e privadas, começarão a emitir programas diários sobre a CPLP, para promover a Cimeira e a divulgar a importância do evento, em que haverá uma interactividade com os ouvintes.

O programa, a cargo da própria Jacira Gomes, intitula-se "Diário da CPLP" e cada estação emissora comprometeu-se a ceder um espaço de uma hora, três vezes por semana, havendo vários concursos que atribuirão prémios - camisolas e bonés da Comunidade - aos ouvintes mais atentos.

Concretizado, em finais de Maio último, o I Festival de Música da CPLP, a organização da cimeira está a preparar um conjunto de exposições de artes plásticas e contemporâneas, de fotografia e de estatuetas e outros objectos tradicionais de todos os países envolvidos, embora os nomes estejam ainda por confirmar.

Já confirmada está a realização de uma Feira Gastronómica, que incluirá na ementa os principais pratos dos países membros da comunidade lusófona.

Em aberto, "dependendo de financiamento", estão outras iniciativas, destacando-se os festivais de Cinema dos "oito", para o que está a ser preparado o auditório do Instituto Nacional de Cinema (INC) guineense, e de Teatro e Danças Tradicionais.

Também em aberto está a realização da Feira de Livros da CPLP, actividade que dependerá, segundo Jacira Gomes, do empenho de cada um dos Estados membros em enviar para Bissau exemplares de autores dos respectivos países.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem