As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
ONU exorta governo a «mudar trajectória» para atingir metas do milénio
- 29-Jun-2006 - 18:02


O conselheiro especial do secretário- geral da ONU para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), Jeffrey Sachs, exortou hoje o Governo moçambicano a "mudar sua trajectória" para alcançar aquelas metas, mostrando-se confiante na sua concretização.


"No actual trajecto não seria possível atingir os ODM, mas é possível mudar a trajectória. Estou convencido que Moçambique poderá atingir os ODM, mas precisará avançar com mais rapidez nesta trajectória", disse Sachs aos jornalistas no final de uma visita de quatro dias ao país.

Anteriormente, Sachs criticara o nível de celeridade do executivo de Maputo visando alcançar os ODM até 2015, afirmando que, ao actual ritmo, as metas da Nações Unidas para o combate à pobreza "poderão" estar comprometidas.

"É necessário que Moçambique caminhe na direcção certa, trace políticas certas a nível nacional e tente identificar sete áreas onde o progresso será possível", nomeadamente a agricultura, considerou o conselheiro de Kofi Annan para os ODM.

Neste sector, referiu ser importante haver "uma revolução", que passa pela implementação de novas tecnologias, que concorram para o desenvolvimento do país.

"Queremos ver (também) mais avanços nas questões de controlo de doenças e provisão de Saúde básica e gostava de ver progressos rápidos em infra-estruturas básicas, incluindo a conectividade da Internet", disse.

Sachs considerou que o êxito destes objectivos vai implicar um maior investimento para o país, que "tem muitos recursos".

"O país tem que fazer investimentos significativos na área tecnológica", recomendou.

Sachs, que é igualmente director do Projecto Milénio da ONU, sublinhou que, para alcançar todos os objectivos, o Governo moçambicano "necessita de muita acção", além de "mais apoios dos parceiros de cooperação".

Entretanto, assegurou que a ONU apoiará o executivo moçambicano a alcançar as suas pretensões assentes nos ODM, que passam pela redução para metade da pobreza absoluta até 2015.

Actualmente, mais de 50 por cento da população moçambicana vive numa situação de pobreza absoluta, isto é, com menos de um dólar por dia.

"É preciso que os doadores cumpram as suas promessas" e "o Governo e a sociedade civil moçambicana desenhem programas audazes de acção em Saúde e agricultura, que indiquem que querem avançar rapidamente" para atingir as metas da ONU, sugeriu.

Sachs recomendou que, no seu programa, Moçambique apresente garantias de que irá aplicar correctamente o dinheiro disponibilizado pelos doadores.

"Os doadores disseram-me que podiam afectar mais recursos e que podem identificar mais parceiros", disse a propósito da reunião que manteve, durante a estada em Maputo com parceiros de cooperação de Moçambique.

Mas, para tal, Moçambique "tem de trabalhar arduamente", concluiu.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem