Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Fernando Ruas defende maior cooperação entre municípios
- 28-Mar-2003 - 10:10

O presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, defendeu acções integradas entre Brasil e Portugal para uma maior cooperação entre os municípios dos países da CPLP.


"Ninguém coopera sem se conhecer, e os dois países (Brasil e Portugal) perdem-se, às vezes, com palavras e em pragmatismo. Os municípios não têm esta tendência para o discurso, em detrimento da acção. Temos que fazer", disse Ruas em Brasília.

Segundo ele, uma boa maneira de iniciar esta cooperação integrada é "inventariar a legislação que rege os municípios brasileiros e portugueses e copiar as boas práticas", o que também seria útil para toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ruas afirmou que esta iniciativa já foi articulada com os brasileiros e que o estudo da legislação será feito por técnicos das duas associações de municípios, o mais breve possível.

O autarca disse que a cooperação municipalista entre os países da CPLP é hoje feita de forma isolada. Citou os exemplos das câmaras municipais de Viseu e Lisboa, que colaboram, respectivamente, para a recuperação da igreja matriz da cidade cabo-verdiana de São Felipe, na Ilha do Fogo, e de uma escola em Díli, Timor-Leste.

Na palestra que proferiu sobre o municipalismo português no VIII Congresso Brasileiro de Municípios, que está a decorrer em Brasília, Fernando Ruas enfatizou que o problema fundamental enfrentado pelos autarcas é a falta de meios financeiros.

"Não é possível receber cada vez mais atribuições e competências que os governos centrais despejam nos municípios, sem que lhes sejam dados os meios para desenvolver as suas actividades", destacou.

Para Ruas, os "municipalistas têm que ser eternos insatisfeitos (...) e exigir cada vez mais, do governo central, que os meios sejam colocados à disposição dos autarcas para defesa intransigente daqueles que os elegeram".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem