Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
CPLP
|
|
Organizações não governamentais debatem direitos humanos
- 12-Jul-2006 - 17:18
A capital guineense acolhe, de 14 a 21 deste mês, as I Jornadas de Formação e Debates das Organizações Não Governamentais da Guiné-Bissau, tendo como pano de fundo a questão dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Comunitário.
Jamel Handem, secretário executivo da Plataforma de Concertação das ONG da Guiné-Bissau (PlaCon-GB), disse hoje que a iniciativa é organizada em parceria com a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP, de Portugal) e decorre à margem da VI Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A realização das Jornadas na mesma altura da cimeira da CPLP tem a ver, segundo Jamel Handem, com o facto de os chefes de Estado e de Governo da organização lusófona "ignorarem a existência de uma sociedade representativa organizada e activa nos respectivos países".
Jamel Handem indicou que o programa inclui o lançamentos de vários livros, como o "Guia dos Recursos Humanos nas ONG", "O Guia dos Doadores" e o "Relatório do Diagnóstico de Conservação e Transformação de produtos Locais", realizados em conjunto pela PlaCon-GB, ACEP, Serviços dos Voluntários do Reino Unido (VSO) e Programa dos Voluntários das Nações Unidas na Guiné-Bissau.
Outra obra a lançar em Bissau é o livro "Cicatrizes de Mulher", da jornalista portuguesa Sofia Branco (do jornal Público), obra que ganhou um prémio internacional ligado à problemática dos Direitos Humanos pela narração da experiência sobre mutilação genital feminina na Guiné-Bissau.
As jornadas contarão também com conferências e debates sobre variados temas, destacando-se, entre outros, "Conflitos e Pós- Conflitos em África", numa alocução de David Gakunzi, do Centro Norte/Sul do Conselho da Europa, e "África - A Comunicação Social entre a Paz e o Conflito", pelo jornalista e escritor português Pedro Rosa Mendes.
"Sociedade Civil e a CPLP", a cargo da presidente da ACEP, Fátima Proença, é o tema de uma das outras conferências, bem como "A Articulação entre a Investigação e o Desenvolvimento Comunitário" e "Direitos Humanos e Desenvolvimento", palestras a proferir por quadros locais.
Jamel Handem adiantou que as jornadas serão também aproveitadas para lançar novos programas de desenvolvimento das ONG, em colaboração com parceiros internacionais, havendo ainda uma sessão de formação sobre Tecnologia de Informação e Comunicação.
Paralelamente, acrescentou, haverá exposições de fotografias, de produtos locais transformados e conservados e ainda de artesanato das diferentes ONG guineenses e um torneio de futebol de salão.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|