As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Brasil inaugura conferência sobre influências africanas na América
- 12-Jul-2006 - 18:59


O Presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, inaugurou hoje a II Conferência de Intelectuais de África e da Diáspora, na qual participam também os chefes de Estado do Botsuana, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Gana e Senegal.


O encontro, que decorre até sexta-feira na cidade brasileira de São Salvador, capital do Estado da Baía, reúne mais de 1000 delegados que vão discutir a relevância de África e a sua influência nos países do continente americano, para onde foram levados durante vários séculos 12 milhões de escravos africanos.

O Brasil é considerado o mais africano entre os países americanos pois foi o principal receptor de escravos originários de África e, actualmente, 45 por cento dos seus 180 milhões de habitantes são negros ou mulatos.

"O Brasil não só um país da diáspora africana, mas também um país africano, a segunda maior nação negra do mundo", afirmou Lula da Silva na abertura da conferência.

"O estado da Baía é o símbolo das múltiplas dimensões da contribuição de África para o Brasil", sublinhou o Presidente brasileiro.

"Temos que superar uma herança histórica de pobreza, discriminação racial e exclusão social no meio de uma sociedade internacional com défice de democracia e solidariedade", afirmou ainda Lula da Silva.

À margem do encontro, o presidente brasileiro tem programadas reuniões com os chefes de Estado africanos que participam na conferência.

Depois da primeira sessão plenária sobre "A Diáspora e o Renascimento Africano", Lula vai reunir-se com os seus homólogos do Botsuana, Festus Mogae, de Cabo Verde, Pedro Pires, Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, e do Senegal, Abdoulaye Wade.

No discurso inaugural, Lula lembrou ainda que durante os últimos três anos e meio visitou 17 países de África e reforçou a presença brasileira naquele continente através de programas de cooperação nas áreas da saúde, agricultura, educação e sociedade.

A conferência discutirá essencialmente os problemas dos países africanos e a sua influência em países da "diáspora", nomeadamente Brasil, Estados Unidos e Cuba.

Também serão debatidos temas relacionados com a economia, saúde, literatura, cinema e combate ao racismo, bem como tolerância religiosa e direitos humanos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem