Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Fórum Luso-Asiático quer clarificação de Portugal sobre comunidade
- 17-Jul-2006 - 15:14


O Fórum Luso-Asiático pediu hoje a Portugal para clarificar o que espera da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos seus parceiros, tendo em conta os objectivos anunciados na defesa do Programa do Governo.


Em comunicado alusivo ao décimo aniversário da criação da CPLP, o Fórum Luso-Asiático lembra que devido às anunciadas vantagens da ligação preferencial aos países da comunidade, o Governo português "abandonou a vertente do relacionamento com a República Popular da China, logo que resolvida diplomaticamente a questão de Macau, o que se reflecte numa balança comercial crescentemente negativa e desvantajosa para Portugal".

Nesse sentido, a nota, assinada pelo presidente do fórum, Arnaldo Gonçalves, refere textualmente que "Portugal distraiu-se", já que "outros dentro da CPLP aproveitaram esta oportunidade para reforçarem o seu relacionamento com a China, tomando partido do manancial de oportunidades que a 3ª maior economia do mundo coloca no seu pujante crescimento".

O Fórum Luso-Asiático adianta ainda que a CPLP foi "durante parte significativa da sua história um local de encontro, formal e regimental" dos países que a integram, "mas raramente foi o local onde se concertam estratégias de cooperação efectivas e vantajosas para todas as partes, onde a vivacidade dos projectos suplantasse as declarações de amizade de circunstância".

Organização Não Governamental (ONG) para a cooperação entre Portugal e a Ásia, o fórum refere também que "as dificuldades de comunicação nos capítulos político e militar ou de segurança ditadas pelas mazelas da descolonização foram responsáveis pelos insucessos de cooperação no domínio económico das relações ao longo dos anos".

Depois de afirmar que a cooperação económica "estava ausente da tradição da política externa portuguesa e só recentemente começou a ganhar a preponderância que o tempo exige", intenção recebida por alguns países da CPLP "como sinónimo de neo-colonialismo" o fórum conclui que a comunidade pode descambar "em divórcio".

"As parcerias só fazem sentido se os parceiros estiverem imbuídos do mesmo espírito e cientes das vantagens mútuas do seu relacionamento. Todas as ligações que são forçadas descambam mais tarde ou mais cedo em divórcio. (Ó) Urge arrepiar caminho antes que seja tarde".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem