As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Portugal aprova criação da Escola Portuguesa de Luanda
- 20-Jul-2006 - 15:59


O Governo aprovou hoje um decreto para criar a Escola Portuguesa de Luanda - Centro de Ensino e Língua Portuguesa, cuja primeira fase foi inaugurada pelo primeiro-ministro em Abril, durante a sua visita oficial a Angola.


Acompanhado pelo seu homólogo angolano, Fernando Dias dos Santos "Nandó", José Sócrates visitou as futuras instalações da Escola Portuguesa de Luanda a 07 de Abril, último dos seus quatro dias de visita oficial a Angola.

A Escola Portuguesa de Luanda (EPL), que representou um investimento de 8,9 milhões de euros, abrirá no início do próximo ano lectivo, em Setembro, com cerca de 1.500 alunos da pré-primária até ao 12º ano de escolaridade, mas poderá albergar mais tarde cerca de 2.500 estudantes.

Quando estiver concluída a segunda fase das obras da EPL - por enquanto tem apenas projecto - a escola ocupará uma área total de 37.600 metros quadrados.

O contrato para o início da construção da escola foi assinado a 07 de Outubro de 2003, durante o Governo PSD/CDS-PP liderado por Durão Barroso.

Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, salientou que a escola estará aberta a alunos de nacionalidade portuguesa, angolana, mas também a estudantes provenientes de outros países.

"Quer pelos planos curriculares e programas de ensino básico e secundários adoptados, quer pela sua titularidade pelo Estado Português, trata-se de uma verdadeira escola pública portuguesa, tendo como objectivos promover o ensino e a divulgação da língua e da cultura portuguesa", salientou.

O Governo refere ainda como objectivos da escola o desenvolvimento de "laços linguísticos e culturais entre Portugal e Angola, a contribuição para a promoção sócio-educativa de recursos humanos e de uma formação de base portuguesa, e a constituição como centro de formação de professores e centro de recursos".

Ainda segundo o executivo, "de forma inovadora", o decreto prevê "a possibilidade de se permitir que a gestão e o financiamento da escola seja entregue a entidades privadas, mediante um contrato de gestão a celebrar" com o Estado português.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem