As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Volume de exportação de açúcar atingirá 122 mil toneladas em 2006
- 30-Aug-2006 - 20:22


O volume de exportações do açúcar moçambicano atingirá este ano 122 mil toneladas, contra as 34 mil toneladas registadas em 2005, prevendo-se que o Estado arrecade 32 milhões de euros, indicou o Ministério da Agricultura de Moçambique.


Dados hoje divulgados pelo Ministério da Agricultura de Moçambique referem que o país irá aumentar a exportação de açúcar branco para a União Europeia, depois de no primeiro semestre deste ano ter exportado aproximadamente 30 mil toneladas de açúcar amarelo.

Para o mercado europeu, Moçambique tem uma quota fixada em 6.125 toneladas, a ser realizada este ano, sublinha o Ministério moçambicano da Agricultura.

No primeiro semestre deste ano, as açucareiras moçambicanas conseguiram colocar nos mercados da União Europeia 6.134 toneladas e as autoridades prevêem, neste âmbito, arrecadar receitas de três milhões de euros até ao final do ano.

O Ministério da Agricultura moçambicano prevê igualmente aumentar os níveis de produção de açúcar para 280 mil toneladas, contra as 265 mil toneladas do último ano.

Anualmente, Moçambique coloca o seu açúcar nos mercados preferenciais, nomeadamente europeu e americano, que ocorre em função de quotas estabelecidas no decurso de um processo negocial baseado em protocolos de cooperação neste sector.

Para 2006, Moçambique tem, por exemplo, a possibilidade de exportar 17 mil toneladas de açúcar, que constituem a quota atribuída pelos Estados Unidos, cujo preço por tonelada será de 299 euros.

A comercialização do açúcar nesta base deverá proporcionar uma receita de 5,2 milhões de euros, segundo estimativas das autoridades moçambicanas.

No âmbito da iniciativa denominada EBA (everything but arms, "tudo excepto armas"), acordo que possibilita a comercialização do açúcar no mercado internacional, a indústria açucareira moçambicana deverá vender mais de 11 mil toneladas de açúcar, que resultará em mais de quatro milhões de euros de receitas.

Ao nível dos mercados da África Austral, Moçambique tenciona exportar, este ano, cinco mil toneladas de açúcar, menos 11 mil toneladas que o volume inicialmente previsto pelo governo moçambicano.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem