Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Empresarios guineenses no Fórum China/CPLP, em Macau
- 18-Sep-2006 - 20:17


Empresários guineenses agrupados na Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura (CCIA) estarão presentes no Fórum permanente para a cooperação económica e comercial entre a China e a CPLP, que terá lugar, em Macau a 25 deste mês.


Segundo uma fonte da CCIA, a delegação empresarial guineense estará integrada na caravana oficial do país que será liderada pelo ministro do Comércio, Indústria e Artesanato, Pascual Baticã que deixará Bissau nos próximos dias rumo à Macau.

A delegação empresarial guineense ao segundo Fórum entre a China e os Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) será chefiada pelo vice-presidente da CCIA, Braima Camará.

Estão convidados para o Fórum de Macau todos os oito Estados lusófonos, incluindo São-Tomé e Príncipe, apesar de Pequim não manter relações com este país africano do golfo da Guiné, em virtude de este ter laços de cooperação com Taiwan.

O Fórum permanente para a cooperação económica é um espaço institucionalizado em 2003 para fazer fluir as trocas e parcerias entre o governo chinês e os países lusófonos.

Segundo dados fornecidos pela CCIA guineense registou-se um aumento de cerca de 81 por cento nas trocas comerciais entre os dois blocos desde 2003, esperando-se que ascenda aos 20 milhões de dólares no final de 2006.

A esperança destas cifras justificam-se pela crescente procura de empresários chineses ao mercado africano, sublinhou, em nota de imprensa, a CCIA da Guiné- Bissau.

No próximo mês de Novembro, entre os dias quatro e cinco, terá lugar, em Pequim, a segunda conferência entre empresários chineses e africanos em geral. O sector privado guineense estará representado no encontro, que teve Adis-a- Beba, Etiópia, como génese.

Datada ainda do período antes da luta pela independência, a Guiné-Bissau e a China mantêm um estreita relação política, diplomática e, nos tempos que correm, económica, sendo que Pequim é a única capital asiática onde Bissau possui uma representação externa.

No passado mês de Julho, o governo de Bissau nomeou Florzinha Costa como representante permanente junto do Fórum para a cooperação económica e comercial entre a China e a CPLP.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem